Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Ampliando a área de gravação a laser


| Clique na imagem para ampliar |

 

Uma das limitações das plataformas CNC cartesianas convencionais é que a área de trabalho geralmente é menor do que sua área ocupada. Os braços SCARA são uma das opções para contornar isso. Veja o video do projeto abaixo.

Assista ao vídeo 1 - https://youtu.be/8qc044LY6hc

 

Utilizando muitos motores de passo para construir um display de 7 segmentos


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse é um projeto para quem tem tempo. Mas não deixa de ser bonito mesmo assim. O trabalho que o autor teve para fazer um display de 7 segmentos com servomotores é simplesmente fantástico! Veja o vídeo abaixo.

Assista ao vídeo - https://youtu.be/VU4PSbIvm04

 

Improvisando um medidor VU com OLED


| Clique na imagem para ampliar |

 

O VU é um hardware antigo no melhor estilo vintage para efetuar medições. Colocar ele num display de OLED é simplesmente o máximo! Confira no vídeo abaixo:

Assista ao vídeo - https://youtu.be/lC02OZV6hfQ

 


 

Tecnologia e Cultura

Trem de levitação magnética chinês aspira atingir 600km/h com um novo design


| Clique na imagem para ampliar |

 

Os trens Maglev há muito são apontados como o novo amanhecer da tecnologia ferroviária. Apesar do grande interesse em meados do século 20, o desenvolvimento tem sido lento e apenas operações comerciais limitadas foram atendidas. Um dos exemplos mais conhecidos é o trem Shanghai Maglev, que conecta o aeroporto à área metropolitana. O sistema foi adquirido como uma instalação de primeira mão da Alemanha, opera a uma distância de apenas 30,5 km e, de acordo com a revista Civil Engineering, custou US $ 1,2 bilhão para ser construído em 2001. Desde então, ele tem servido como um exemplo brilhante de tecnologia maglev - e um lembrete de difícil e caro maglev pode ser.

 

Multics - um novo release após 52 anos

Se você já leu alguma coisa sobre a história do UNIX, deve se lembrar que seu desenvolvimento inicial foi influenciado por um sistema operacional mais antigo. MULTICS foi desenvolvido na década de 1960 pelo MIT e General Electric como um sistema operacional comercial, e foi o sistema que os escritores UNIX [Thompson] e [Ritchie] usaram. Ele se tornou um produto da Honeywell, e o código-fonte de sua versão comercial final foi finalmente lançado ao público. Tornou-se uma relíquia empoeirada de interesse apenas para os historiadores? Aparentemente não, porque uma nova versão foi lançada. É destinado a nós no simulador de mainframe dps8m Honeywell, em vez de hardware físico, então talvez, embora não seja uma relíquia empoeirada, continue sendo algo apenas para o entusiasta.

 

Como fazer um bom projeto de oximetro de pulso

Esse é o primeiro artigo de uma série de 2 para especificações técnicas de um oxímetro de pulso. Se você possuir interesse na área é um bom começo.

 

Extras

4 estratégias para simplificar a jornada do seu cliente

Embora possa ser tentador oferecer a seus clientes uma gama interminável de produtos, personalizações e informações, a pesquisa mostra que a simplicidade é quase sempre a melhor opção para aumentar o valor da empresa e a fidelidade do cliente. Mas o que é necessário para construir uma experiência do cliente que seja suave e simples de ponta a ponta? Nesta peça, o autor oferece quatro estratégias para garantir que a simplicidade seja incorporada a cada aspecto da jornada do cliente: identificar e comunicar o que a simplicidade significa para a sua organização, olhar além do desenvolvimento de produtos para encontrar maneiras de simplificar ao longo da jornada do cliente, abraçar a complexidade interna para alcance a simplicidade externa e lembre-se de que, embora a simplicidade muitas vezes seja necessária, nem sempre é a resposta.

 

Sming

Sming é framework C / C ++ assíncrona com excelente desempenho e vários recursos de rede. Sming é open source e é adaptado para dispositivos embarcados. Suporta múltiplas arquiteturas como ESP8266, por exemplo.

 


 

Leitura da Semana

Understanding the linux kernel

Por que o Linux é tão eficiente? É o sistema operacional certo para um aplicativo específico? O que pode ser aprendido examinando o código-fonte do kernel? Esses são os tipos de perguntas que Understanding the Linux Kernel aborda neste tour guiado do código que forma o núcleo de todos os sistemas operacionais Linux. O Linux é apresentado com muita frequência como um experimento de hacker casual. Ele tem se tornado cada vez mais não apenas uma parte crítica para a missão de muitas organizações, mas uma exibição sofisticada de habilidade de programação. Ele incorpora muitos conceitos avançados de sistema operacional e se provou extremamente robusto e eficiente para uma ampla gama de usos. Entender o kernel do Linux ajuda os leitores a entender como o Linux tem melhor desempenho e como ele atende aos desafios de diferentes ambientes. Os autores apresentam cada tópico explicando sua importância e mostram como as operações do kernel se relacionam com os utilitários que são familiares aos programadores e usuários Unix.

 

P.S.: Esse livro só existe em língua inglesa.