Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Testador de I2C

https://hackaday.com/2021/03/23/diy-i2c-tester/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

O autor construiu um testador I2C dedicado que permite o controle do barramento I2C sobre USB usando comandos simples como init, ler, escrever, etc. O kernel do Linux teve suporte ao driver I2C por algumas décadas, mas você terá muita dificuldade para encontrar um computador ou laptop com um conector I2C (excluindo o laptop do hacker Novena do Bunnie Huang, é claro). Este testador requer um host Linux e seus programas usam libusb no computador e V-USB no lado integrado.


 

Controle de Movimento para drones - Open Source

https://hackaday.com/2021/03/24/open-source-motion-controller-for-diy-drones/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse é um projeto interessante para ser feito. Segundo o site, os sensores de movimento para drones no mercado começam em 200 dólares. O autor do projeto decidir fazer um projeto sem reinventar a roda (algumas partes ele utilizou projetos prontos) e chegou no resultado do vídeo - https://youtu.be/1e1Dzy56vOk 


 

Rodando Pyhton num AVR de 8 bits

https://hackaday.com/2021/05/23/python-runs-through-a-zombified-8-bit-avr/ 

Aqui nesse projeto o autor explica como você pode utilizar python em microcontroladores de 8 bits. Embora eu não seja muito fã da linguagem, ela encontra-se em frequente expansão por ser de fácil aprendizagem e ampla divulgação.


 

Tecnologia e Cultura

Reatores nucleares mais pequenos

https://hackaday.com/2021/05/13/nuclear-reactors-get-small/ 

 


 

A grande maioria das usinas nucleares possuem projetos incríveis e plantas não removíveis. Há um trabalho em desenvolvimento nos Estados Unidos para reatores nucleares transportáveis. O video abaixo explica um pouco mais sobre esse projeto. Essa é uma tecnologia promissora para o futuro e pode ajudar muito em longo prazo.

Assista ao vídeo - https://youtu.be/KW0zUeHhMdo 


 

RP2040 com a perspectiva de um STM32

https://hackaday.com/2021/05/19/raspberry-pi-rp2040-hands-on-experiences-from-an-stm32-perspective/ 

Esse artigo aborda uma perspectiva para o RP2040 a partir de um projetista que saiba a plataforma STM32. Ele traça várias comparações e atalhos que você poderá utilizar para portar entre uma plataforma e outra.


 

Filamento PCTG possui propriedades interessantes

https://hackaday.com/2021/03/24/pctg-filament-has-interesting-properties/ 

O PCTG - Polietileno Tereftalato-Glicol pode ser o próximo filamento da sua impressora 3D. Embora não seja tão barato ele tem algumas propriedades interessantes. Ele possui maior resistência em relação ao PLA e não é tóxico em relação ao ABS.


 

Extras

Um software de terceiro pode te deixar vulnerável a cyberataques?

https://hbr.org/2021/05/is-third-party-software-leaving-you-vulnerable-to-cyberattacks 

Quando as empresas compram software, elas tendem a presumir que é seguro - mas não deveriam. Vulnerabilidades na cadeia de suprimentos digital são responsabilidade de desenvolvedores, fornecedores e clientes, mas no momento a segurança cibernética não é uma prioridade para nenhuma das partes. Existem dois erros de cálculo principais relacionados a isso: primeiro, que a segurança cibernética não contribui diretamente para a receita e, segundo, que a segurança cibernética é um recurso que pode ser facilmente adicionado posteriormente no projeto, conforme necessário. Os líderes podem resolver isso tornando a segurança um ponto de venda (ou compra), usando a segurança para motivar os desenvolvedores, ensinando seus desenvolvedores sobre os riscos de segurança e ajudando os fornecedores a priorizar a segurança.


 

Marlin - 3D printer firmware

https://marlinfw.org/ 

O Marlin é um dos firmwares mais utilizados em impressoras RepRap no mundo. Se você for construir uma impressora 3D vale a pena dar uma olhada.


 

Leitura da Semana

Responsabilidade Extrema - Jocko Willink e Leif Babin

https://amzn.to/3kzlCnG 

Dois oficiais SEAL da Marinha dos EUA, que lideraram a unidade de operações especiais mais condecorada da Guerra do Iraque, demonstram como os poderosos princípios de liderança SEAL se aplicam aos negócios e à vida. Enviada para o campo de batalha mais violento e perigoso do Iraque, a unidade de tarefas SEAL de Jocko Willink e Leif Babin enfrentou uma missão quase impossível: ajudar as forças dos EUA a protegerem Ramadi, uma cidade “perdida”. Em relatos em primeira mão de heroísmo, perdas trágicas e vitórias conquistadas a duras penas, eles aprenderam que a liderança - em todos os níveis - é o principal fator para o sucesso ou o fracasso de uma equipe. Willink e Babin retornaram dessa mobilização e instituíram o treinamento de liderança que criou a próxima geração de líderes SEAL. Após deixarem as equipes SEAL, lançaram a Echelon Front, uma empresa que ensina os mesmos princípios de liderança para organizações. De startups promissoras a empresas Fortune 500, Babin e Willink ajudaram muitos clientes em uma ampla gama de setores a construírem suas próprias equipes de alto desempenho e a dominarem seus campos de batalha. Agora, detalhando a mentalidade e os princípios que permitem às unidades SEAL realizarem as missões de combate mais difíceis, Responsabilidade Extrema mostra como aplicá-los a qualquer equipe ou organização. Cada capítulo foca um tópico, como cobrir e mobilizar, descentralizar o comando e liderar a cadeia, explicando o que são, por que são importantes e como implementá-los em qualquer ambiente de liderança. Uma narrativa atraente com orientações poderosas e aplicação prática, Responsabilidade Extrema revoluciona a gestão de negócios e desafia os líderes de todo canto a cumprirem seu propósito final: liderar e vencer.