Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Headset gamer com carregamento wireless

https://hackaday.com/2021/05/17/gaming-headset-gets-simple-wireless-charging/ 


 

 

 Apesar da tecnologia em si ser amplamente disponível e relativamente barata, os dispositivos que oferecem carregamento sem fio como um recurso ainda não são tão comuns quanto muitos gostariam. Claro, ele não pode fornecer tanta energia quanto algo como USB-C, mas para dispositivos de baixo consumo que não precisam necessariamente ser recarregados com pressa, a conveniência é inegável. Veja o vídeo - https://youtu.be/YHWxV_ogfW4 

 


 

Teclado com Macros feitos em madeira

https://hackaday.com/2021/05/21/custom-macro-keyboard-looks-good-in-wood/ 

 


 

 

Há mais de uma maneira de fazer um macro pad mecânico, e esta maravilha de madeira representa uma das nossas favoritas. O autor tinha um antigo teclado retângulo com cúpula de borracha que ainda funcionava, mas o pobrezinho estava faltando algumas de suas tampas. O projeto ficou muito bom!


 

Óculos com Arduino

https://hackaday.com/2021/03/25/the-futures-so-bright-you-gotta-wear-arduglasses/ 

 

 


 

 

 A chave para este projeto é um par de visores OLED CrystalFonts transparentes. Com um design inteligente de PCB, o autor criou algumas placas que poderiam ser fabricadas pela OSH Park e colocadas juntas com dobradiças de caixa de joias. Pequenos circuitos flexíveis, também da OSH Park, ligam as placas e permitem que as molduras se dobrem quando não estiverem sendo usadas.

Assista ao vídeo - https://youtu.be/4mm0ISVVxSE 


 

Tecnologia e Cultura

Células de bateria do tamanho de uma moeda de alta potência para dispositivos eletrônicos portáteis

https://www.electronicsforu.com/news/new-products/high-power-coin-sized-battery-cells-portable-electronic-devices 

O grande dilema do IoT é o uso de componentes com baixa potência e longa durabilidade. Para que isso ocorra de fato são necessárias células de baterias de alta potência e longa durabilidade. O artigo acima aprensenta uma dessas tecnologias.

 


 

Nova fronteira para semicondutores com tecnologia de 2 nanometros

https://www.electronicsforu.com/news/new-products/2-nanometer-semiconductor-chip-improved-edge 

Os semicondutores desempenham funções críticas em tudo, desde computação até eletrodomésticos, dispositivos de comunicação, sistemas de transporte e infraestrutura crítica. Na era da nuvem híbrida, IA e IoT, a demanda por maior desempenho do chip e eficiência energética continua a crescer. Para atender a essa demanda crescente na indústria de semicondutores, a IBM desenvolveu um chip semicondutor inovador com tecnologia de nanofolhas de 2 nanômetros (nm) que pode alcançar desempenho 45% maior ou consumo de energia 75% menor do que os chips convencionais de 7 nm.

 


 

Transistor impresso em 3D é ecológico

https://hackaday.com/2021/05/12/3d-printed-transistor-goes-green/  

 


 

Os cientistas da Duke University conseguiram imprimir transistores numa tinta a base de carbono um transistor em 3D. Com uma impressora parecida com jato de tinta, os testes realizados funcionaram 6 meses após o transistor ser impresso. Imagine ter outros componentes impressos a base de semicondutores em casa daqui a alguns anos?


 

Extras

Como pais que trabalham podem priorizar o seu tempo estrategicamente

https://hbr.org/2021/04/how-working-parents-can-strategically-prioritize-their-time 

Com as muitas demandas em casa e no trabalho, os pais que trabalham precisam priorizar estrategicamente suas responsabilidades, de modo que seu tempo seja gasto no que importa. Eles devem se perguntar: o que eu, como pai, preciso fazer que seja único? O que agrega mais valor à vida dos meus filhos? E o que pode ser feito por outras pessoas?

Cada pai / mãe que trabalha vai responder a essas perguntas de maneira diferente. Mas, em geral, podemos dividir a paternidade em quatro tipos diferentes de trabalho. Primeiro, o cuidado pastoral ou o envolvimento intelectual e emocional com seus filhos. Em segundo lugar, a tomada de decisões, que inclui decidir o que é melhor para seus filhos, resolver problemas e navegar pelos trade-offs. Terceiro, logística, ou transporte de crianças, pedindo-lhes que façam o dever de casa, dando continuidade à tomada de decisões e organizando atividades. Finalmente, o apoio doméstico - todas as tarefas necessárias para o funcionamento da casa, como cozinhar, limpar, lavar roupa e fazer recados. Priorizar o cuidado pastoral e a tomada de decisões pode ter o maior impacto positivo sobre as crianças, enquanto muitos dos últimos dois podem ser delegados a outras pessoas em seu ecossistema parental.


 

Tasmota - Firmware opensource para ESP32/8266

https://tasmota.github.io/docs/

Esse firmware permite o setup para dispositivos ESP32/8266 com funcionalidades de MQTT, HTTP, WebUI ou serial. O objetivo é facilitar o desenvolvimento de software para ESP32.


 

Leitura da Semana

Os 5 desafios das equipes - Patrick Lencione

https://amzn.to/3rk8V1y 

Com mais de 2 milhões de livros vendidos, Os 5 desafios das equipes e? uma fabula envolvente, realista e prática sobre liderança. Patrick Lencioni usa sua capacidade de contar boas histórias para explicar por que certas equipes dão certo e outras não.

Recém-contratada, a CEO Kathryn Petersen precisa gerenciar um grupo de executivos que e? desunido a ponto de afetar a empresa inteira. Será? que ela resolvera? os problemas de relacionamento, ou enfrentara? resistência e será? demitida?

Os cenários e personagens são bastante familiares, como o funcionário talentoso que não joga para o time; um gerente proativo que assume o trabalho dos outros e com isso não se dedica a? própria função; e um executivo cuja maior ambição e? roubar o lugar do chefe.

Ao longo da história, o autor oferece instruções claras e diretas para superar os obstáculos que minam o trabalho em grupo: a falta de confiança, o medo de conflitos, a falta de comprometimento, evitar responsabilizar os outros e a falta de atenção aos resultados. Ele também inclui um rápido questionário para que você possa avaliar a própria equipe e identificar o melhor caminho para retomar o sucesso.