Numa notícia técnica recente, foi abordado um tema bastante interessante que intrigou muitos profissionais. Placas de determinados aparelhos pareciam “cantar” emitindo sons, sem ter nenhum componente comum que tivesse essa finalidade.

O problema, na realidade, não é novo. Nos equipamentos valvulados antigos, havia a emissão de som, por exemplo, em amplificadores de áudio, mesmo com os alto-falantes desligados. O problema foi então descoberto:

Capacitores cerâmicos são transdutores sonoros, pois a cerâmico é um material piezoelétrico que manifesta o fenômeno da eletrostrição, ou seja, deforma quando tensão elétricas são aplicadas.

Assim, aplicando uma tensão alternada num capacitor cerâmico de alto-valor, constatamos que seu dielétrico oscila mecanicamente na mesma frequência e com isso há emissão de som. Nos aparelhos valvulados, a tensão elevada de operação facilitava a manifestação do fenômeno.

Nos equipamentos modernos, que operam com tensões mais baixas, o fenômeno deixou de ser notado. No entanto, ele voltou a ser alvo dos profissionais que começaram a se manifestar na mídia com comentários e notícias.

O fenômeno ocorre agora em vista da existência dos capacitores MLCC ou Multi Layer Ceramic Capacitor – Capacitores Cerâmicos Multi Camadas.

Esses capacitores são pequenos, mas apresentam capacitâncias muito altas, chegando a mais de 10 uF, e com isso possuem uma área de dielétrico suficientemente grande para gerar uma boa quantidade de som quando excitados.

Assim, não estranhe se sua placa de uma fonte chaveada ou inversor de tensão apitar. São os capacitores cantantes em ação. As empresas têm lutado com o problema no sentido de evitar o efeito. Colocamos recentemente no facebook um post sobre o assunto.