Encontramos na mídia uma interessante notícia que relata a construção na Islândia de um poderoso sistema que suga o gás carbônico presente na atmosfera para utilizá-lo em fábricas ou ainda para armazená-lo sob a terra num processo de mineralização.

Com a preocupação constante que temos com as emissões de carbono que aumentam perigosamente a presença desse gás na atmosfera, a possibilidade de invertermos esse processo usando meios artificiais que podem ate levar a resultados econômicos importantes, é de extrema importância.

A startup da Suíça, Climeworks criou na Islândia então o projeto Orca para captura de CO2 que pode ser usado, por exemplo, na indústria de bebidas. Segundo a notícia a empresa instalou o sistema numa usina geotérmica que conseguiu remover 12,5 toneladas de CO2 da atmosfera em 3 meses, tornando-se assim a primeira indústria do mundo a ter uma emissão negativa de CO2.

No processo, o gás carbônico se torna carbonatos, minérios que contém CO2 e que podem ser armazenados e usados com facilidade.

 

Imagem da climeworks - https://climeworks.com/news/climeworks-launches-orca
Imagem da climeworks - https://climeworks.com/news/climeworks-launches-orca  | Clique na imagem para ampliar |

 

No link acima, pode-se saber mais no site da empresa.