Pesquisadores do Imperial College e University College Lonndon, de Londres anunciaram recentemente o desenvolvimento de novos materiais que certamente darão um novo impulso à indústria dos supercapacitores usados na movimentação de veículos elétricos.

O aspecto revolucionário do novo material está na sua origem. Eles utilizaram a lignina, também conhecida como lenhina, um polímero orgânico que une as fibras de celulose nos vegetais.

Assim, trata-se de um material “verde” que pode ser obtido na indústria do papel. A fórmula estrutural é dada abaixo, bastante complexa, como podemos ver, mas com um pormenor bastante interessante.

 

Estrutura da molécula de lignina
Estrutura da molécula de lignina

 

Observe que ela é totalmente composta de carbono, hidrogênio e oxigênio, elementos “amigáveis” ao meio ambiente.

Com esse material os pesquisadores conseguiram fabricar um novo material para a elaboração de supercapacitores com alta capacidade de armazenamento de energia. Mas, a principal vantagem, além de usaram um material amigável ao meio ambiente, está no custo que é muito menor do que o do grafeno, usado na mesma tecnologia.

Segundo os pesquisadores, supercapacitores com esta tecnologia poderão equipar veículos leves como taxis, e outros para curtas distâncias, já que eles podem ser carregados no mesmo intervalo de tempo em que o passageiro desce e entra outro.

Link para a notícia: https://phys.org/news/2021-06-supercapacitors-electrify-green.html