Se por um lado obtemos uma enorme economia de energia ao usar LEDs na iluminação, além da maior agressividade ao ambiente pelos materiais usados, uma contrapartida perigosa está sendo analisada por pesquisadores: a iluminação excessiva pode causar impactos ao meio ambiente. Veja neste artigo mais sobre o assunto.

Um estudo realizado pelo GFZ (Centro Alemão de Pesquisa) o pesquisador Christopher Kyba mostrou que a luz externa artificial cresceu no mundo numa taxa de 2,2% ao ano no período de 2012 a 2016.

Isso significa que a influência da luz de LEDs no meio ambiente está provocando um outro tipo de poluição muito série, a poluição da luminosa, de que já tratamos em diversos artigos neste site.

O pesquisador sugere que continentes como a América do Sul, África e Ásia que ainda não foram afetados de forma sensível para o problema estejam atentos ao fato, que já é uma realidade na Europa e América do Norte.

A iluminação noturna que se torna mais acessível graças aos LEDs está influindo diretamente no ritmo circadiano das criaturas que vivem em suas proximidades.

Desde plantas e animais até micro-organismos e os próprios seres humanos estão sendo afetados. Alguns gráficos mostrados no site da LEDinside mostram o que está ocorrendo no mundo. Acesse: https://www.ledinside.com/knowledge/2017/11/excessive_led_lighting_destructive_to_the_environment_study_finds .

O fato é que as novas tecnologias, por um lado melhoram nossa vida, mas por outro podem afetar o meio ambiente, o que significa que também nos afetam do modo negativo. Estudar o modo de conciliar os dois fatos de modo que os problemas sejam evitados é fundamental.