Este artigo é da época em que os fones e microcones de cristal (Sal de Rochelle) ainda era comuns. Hoje ainda podemos encontrar estes componentes em algumas lojas, mas são raros. Eles exigiam cuidados especiais, abordados no artigo, que não mais são necessários nos equivalentes modernos de cerâmica.

Estes componentes apresentam características elétricas tais que permitem sua utilização em aplicações em que outros tipos de transdutores como os fones magnéticos ou dinâmicos não podem ser usados.

Em algumas de nossas montagens exigiremos a utilização específica deste tipo de componente, e teremos motivos para dizer que não poderá haver sua substituição por um equivalente dinâmico ou magnético ou de qualquer outro tipo.

Os fones e microfones de cristal basicamente são constituídos por um cristal de Sai de Rochelle que apresenta propriedades piezoelétricas, ou seja, apresenta.

A propriedade de converter energia mecânica em elétrica e vice-versa.

Deste modo, quando pressionado por uma onda sonora ele faz aparecer em determinada região uma diferença de potencial que pode ser aplicada a um circuito e amplificada, e do mesmo modo, quando estabelecemos uma diferença de potencial em determinada região, o cristal sofre uma deformação mecânica, podendo com isso gerar uma onda sonora equivalente.

No primeiro caso temos a- utilização do cristal como um microfone e no segundo como um fone.

Entretanto, como o fenômeno ocorre sempre bilateralmente, podemos dizer que todo microfone de cristal pode ser usado como fone e vice-versa se bem que seus encapsulamentos normalmente permitem um maior rendimento numa função específica.

Com relação aos fones de cristal, eles normalmente podem ser encontrados com a aparência mostrada na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

O leitor não deve confundir esse tipo de fone com o que eventualmente acompanhe seu rádio portátil ou gravador, pois estes normalmente são magnéticos.

Os fones de cristal apresentam uma impedância bastante elevada, ao contrário dos fones magnéticos ou dinâmicos cuja impedância é muito baixa.

Podemos facilmente verificar se um fone é magnético abrindo ou retirando seu condutor acústico de plástico.

Nos fones magnéticos veremos na parte interna um pequeno disco de metal liso que é o diagrama, enquanto que nos fones de cristal,, veremos uma lâmina de alumínio que possui no seu centro um pequeno ressalto onde é preso o cristal. (figura 2).

 

Figura 2
Figura 2

 

 

Dentre as propriedades importantes que podemos destacar num fone ou num microfone de cristal temos a sua elevada impedância da ordem de muitos megohms, e sua sensibilidade.

No caso dos fones, trata-se, portanto, do tipo ideal para a construção de receptores experimentais de pequena sensibilidade, e do microfone, do tipo ideal para operar com amplificadores que não apresentem muito, alto rendimento.

Um problema que ocorre com os fones e microfones de cristal é sua sensibilidade a umidade. O cristal piezoelétrico ao absorver umidade perde suas propriedades elétricas e enfraquece deixando de funcionar com o tempo,,

Tais dispositivos devem, portanto, ser guardados em lugares secos e não muito quentes, pois o calor também os afeta.

 

Obs. Uma caixinha com sílica gel seria o lugar ideal para guardá-los.