Reunimos neste artigo diversos circuitos de fábrica utilizando os mais modernos componentes eletrônicos para aplicações automotivas. Sugerimos que os distribuidores ou as próprias fábricas sejam consultadas ao se realizar um projeto com bases nestes circuitos, pois a eletrônica é muito dinâmica em nossos dias e às vezes, no espaço de poucas semanas, novos componentes, com características melhoradas são lançados para as mesmas aplicações.(2011)

 

TPIC74100 - Regulador Boost Para Aplicações Automotivas

Este circuito integrado da Texas Instruments (www.ti.com) consiste num regulador tipo buck/boost com chaves integrados. Ele é capaz de estabilizar a tensão de saída um valor fixo de 5 V. Dependendo da tensão de entrada, ele pode aumentar a tensão (boost) ou reduzir (buck). O feedback para regulagem é interno. Como as chaves são integradas, os componentes externos são reduzidos.

Além disso, o TPIC74100 conta com circuitos para supervisionar a tensão de entrada e a tensão de saída. Também é proporcionada proteção contra sobre-corrente, curto-circuito e condições de sobre-temperatura.

No datasheet do componente, disponibilizado no site da Texas Instrumentas, todas as características deste componente, assim como considerações sobre seu uso são detalhadas.

 

Figura 1 - Aplicação típica com componentes externos.
Figura 1 - Aplicação típica com componentes externos.

 

Datasheet do TPIC74100

 

A4934 - Driver de Ventoinha de Três Fases sem Sensor

O circuito integrado A4934 da Allegro Microelectronics (www.ellegromicro,com) consiste num driver para motor de ventoinha de uso automotivo que incorpora o sensoriamento BEMF de modo a eliminar a necessidade do sensor Hall nas aplicações automotivas.

Um entrada para sinal modulado (PWM) é disponível para controlar a velocidade do motor, possibilitando assim uma redução de custos, pois elimina-se a necessidade de uma fonte externa variável.A entrada PWM também pode ser usada como uma chave liga-desliga para desabilitar a operação do motor e levar o circuito integrado a uma condição de espera de baixo consumo.

As características de comutação de baixa indutância são indicadas para motores de indutâncias menores em baixas velocidades.

 

 

Figura 2 - Circuito de aplicação típica.
Figura 2 - Circuito de aplicação típica.

 

Datasheet do A4934

 

L5962 - Regulador de Tensão para Rádio de Carro

Este circuito integrado da ST Microelectronics (ww.st.com) consiste num regulador de tensão com tecnologia BCD capaz de proporcionar um conjunto completo de tensões reguladas que normalmente são utilizadas pelos modernos equipamentos de rádio automotivo.

Além disso, na condição de espera (standby) o circuito tem uma corrente quiescente extremamente baixa (90 - Max.) e uma tensão mínima de operação de 4,5 V usando um diodo Schottky na função de bsck-up;

A corrente de saída pode ser selecionada entre valores de 1,5 A e 2,5 A, a frequência livre de oscilação é de 185 kHz e ele pode fornecer tensões de saída de 3,3;5 V com 350 mA, 5/8,5 V com 350 mA e 3,3;10 V com 1 A, estas duas últimas podem ser selecionadas por barramento I2C.

 

 

Figura 3 - Regulador típico com o L5962
Figura 3 - Regulador típico com o L5962

 

Datasheet do L5962

 

ISL9V3040D3S - IGBT Para Sistemas de Ignição Automotiva

Este componente é dos que formam a família de IGBTs da Fairchild (www.fairchildsemi.com) para a excitação de bobinas em sistemas de ignição automotivas. Este componente de alta corrente com capacidade SCIS é fornecido em 4 invólucros diferentes. Como os diodos de corte são internos não se necessita de componentes adicionais na sua aplicação.

 

 

Figura 4 - Invólucro e circuito equivalente
Figura 4 - Invólucro e circuito equivalente

 

As principais características deste componente são dadas na tabela da figura 5.

 

Figura 5 - Características
Figura 5 - Características

 

Datasheet do ISL9V3040D3S

 

IPS6041(x)PBF

Estes componentes da International Rectifier (www.irf.com) consiste em chaves de potência inteligentes de 5 terminais usadas em configurações High SIde. Elas incluem proteções contra curto-circuito, sobre-temperatura, ESD e podem alimentar cargas indutivas além de possuírem feedback de diagnóstico. Na figura 6 o circuito equivalente.

 

 

Figura 6 - Resistores de Pull-up são necessários quando a carga aberta e detecção de tensão de bateria.
Figura 6 - Resistores de Pull-up são necessários quando a carga aberta e detecção de tensão de bateria.

 

As características estáticas são dadas na tabela abaixo.

 

 

Na figura 7 temos os invólucros disponíveis para este componente.

 

Figura 7 - Invólucros disponíveis
Figura 7 - Invólucros disponíveis

 

Datasheet do IPS6041