Gerador de ruídos de chuva (AM039)

Este interessante circuito que produzia um ruído semelhante ao da chuva foi repetido diversas vezes em edições futuras por solicitação dos leitores e com certa oposição do conselho editorial. Neste artigo falamos do projeto, do artigo e dos obstáculos a serem vencidos na repetição de projetos ao longo do tempo.

 


 

 

A revista é a Saber Eletrônica 77 de janeiro de 1979. O circuito nada mais é do que um amplificador que aproveita o ruído térmico da junção de um transistor.

O circuito ainda pode gerar o ruído rosa. Lembramos que o ruído branco, que é o ruído da chuva é um ruído formado por todas as frequências possíveis dentro de uma faixa, de forma aleatória. O ruído rosa é diferente, pois a amplitude é menor nas frequências mais altas.

O circuito fez sucesso, mesmo precisando ser ligado a um amplificador e, como sempre havia uma versão montada em ponte de terminais.

Um fato interessante que comentamos no início é que em todo nosso tempo de vida profissional na editora nos debatemos com um problema. Os que formavam o conselho não viam com bons olhos a repetição de artigos, mesmo que isso não se caracterizasse pelo nome.

Assim, se publicamos um rádio nesta edição, nunca mais poderíamos publicar outro rádio, como se rádio fosse uma coisa única.

Era basta difícil explicar se que se publicamos um timer com transistor nesta edição, nada impede que daqui a três edições tenhamos um timer com 555 e depois um novo timer CMOS. Para eles, era tudo a mesma coisa e tivemos bastante dificuldade em vencer a resistência.

Também havia o fato de que eles se esqueciam que a revista não era lida sempre pelo mesmo público.

O público se renovava com a chegada de novos leitores constantemente. Assim, os novos leitores que compravam a revista num ano não tinham noção do que havia saído no ano anterior.

Era muito comum que me escrevesse pedindo um projeto que já havíamos publicado um ou mais anos antes. Essas pessoas não tinham as revistas.

Minha batalha nessa época era mostrar que determinados temas ou projetos deveriam ser periodicamente abordados, sempre com atualizações de acordo com a tecnologia do momento.

Se você quer ver o artigo completo vá a Gerador de Ruído de Chuva (ART2728) no site.

 

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia