Revista Mecatrônica Jovem - Edição 5 - Feira de Ciências

Esta é a edição número 5 da revista “Mecatrônica Jovem” onde concentramos uma equipe de colaboradores  que são educadores, engenheiros, programadores, hobistas e aficionados em tecnologia.

O tema da edição é sobre Feira de Ciências, onde temos artigos e projetos que ajudam tanto alunos como professores na elaboração de projetos educacionais.

Abaixo temo os links para você ter acesso à edição, links que servem de base de estudo e no final uma parte reservada aos professores.

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Nesta edição:

HISTÓRIA

  • Viagem no tempo pelas Feiras de Ciências

 

MONTAGEM

  • Balança romana de dois pratos
  • Montando um Zootrópio
  • Construindo um Astrolábio Náutico
  • AquaGari - Balsa de Coleta de Lixo nas Águas
  • Apresentando os Conceitos sobre SOM
  • Explorer II - Missão Ares
  • O gelo que dá choque
  • Parafuso de Arquimedes
  • Projetos para feiras de ciências
  • Esteira Transportadora Ângelo 5.1
  • Giroscópio a missão !
  • Pêndulo de Newton Perpétuo
  • Foguete movido a ar comprimido

 

TESTES

  • Radioatividade da Brita e Granito

 

DICAS

  • O caminho para a pesquisa
  • Clube de Ciências ou Espaço Maker

 

SALA DOS PROFESSORES

  • Como incentivar a iniciação científica nas aulas

 

CURSO

  • Curso de Eletrônica Básica - Parte 5

 


 

Colaboradores desta edição: Clarice Barreto, Dawson Tadeu Izola, Débora Garofalo, Gerson Sena, Júlio de Dirceo Gama Vieira e Izola, Luiz Henrique Corrêa Bernardes, Newton C. Braga, Raul Jr., Renato Paiotti, Vander da Silva Gonçalves e Vanderlei Alves Santos da Silva


 

 

Links e Referências Bibliográficas

 

HISTÓRIA

 

MONTAGEM

 

 

 

  • Foguete movido a ar comprimido
    • SEARS, F., ZEMANSKY, M. W. and YOUNG, H. D. (1984). Física – Mecânica dos Fluidos. Calor. Movimento Ondulatório. 2ª Edição. LTC. 510 páginas. Rio de Janeiro – RJ.

    • IZOLA, D. T. (1993). Métodos de Cálculos para Mini-foguetes. FATEC-SP. 174 páginas. São Paulo – SP.

    • IZOLA, D. T. (1994). História dos Foguetes no Brasil – IME, Instituto Militar de Engenharia. FAT – Fundação de Apoio à Tecnologia. 87 páginas. São Paulo – SP.

    • http://pt.wikipedia.org/wiki/Iae Wikipédia Enciclopédia Livre, acessado em 5 novembro 2011.

 

TESTES

 

DICAS

 

 

 


 

Para os Professores

 Abaixo damos algumas dicas e referências para os professores utilizarem em suas aulas.

 

HISTÓRIA

  • Viagem no tempo pelas Feiras de Ciências

    • Neste texto a Engenheira Clarice Barreto faz uma viagem no tempo com passeios nas principais feiras de ciências do mundo , mostrando como foram criadas e suas finalidades. Um texto para aumentar o conhecimento de todos na sala de aula e mostrar a importância deste evento.

 

MONTAGEM

  • Balança romana de dois pratos
    • Neste projeto o Prof. Vander faz a montagem de uma simples balança, onde o professor poderá ensinar aos alunos, tanto os conceitos de pesos, como também os conceitos de alavancas. O kit utilizado é o Modelix, mas o projeto poderá utilizar qualquer outro tipo de material.
  • Montando um Zootrópio
    • Uma montagem simples que poderá ser aplicada em sala de aula ou como lição de casa para os alunos, pois o projeto necessita de uma folha com a impressão do modelo da revista, cola, papelão e um palito de churrasco ou caneta. O ceonceito aplicado aqui é o da Persistência da Retina, o princípio da animação e cinema.

 

  • Construindo um Astrolábio Náutico
    • Uma montagem simples e divertida , o professor poderá ensinar como eram as navegações antes dos radares, poderá ensinar como localizar as posições das estrelas utilizando o conceito de ângulos com o horizonte como referência.

 

  • AquaGari - Balsa de Coleta de Lixo nas Águas
    • O professor poderá com está montagem, abordar conceitos ecológicos na limpeza dos rios e lagos, a montagem utiliza diversos materiais, mas poderão ser utilizados outros materiais, pois o que é apresentado aqui é a ideia e conceito, tanto do ensino da montagem da Balsa, como o lado ecológico de manter as bacias hidrográficas limpas.

 

  • Apresentando os Conceitos sobre SOM
    • Este projeto possui um sistema eletrônico que poderá ser montados pelos alunos, onde é possível ver ou entender os conceitos de ondas sonoras. Os componentes usados são simples e podem ser encontrados em diversas lojas de componentes eletrônicos.

 

  • Explorer II - Missão Ares
    • Este projeto foi elaborado e montado por alunos sob a orientação do Prof. Vander, com este artigo o professor poderá mostrar aos alunos que eles podem montar projetos e apresentá-los. O professor poderá incentivar e mostrar como funciona a publicação científica.

 

  • O gelo que dá choque
    • Nesta montagem os professores poderão mostrar que a energia poderá ser obtida de diversas formas, e ainda ser divertida ao dar um pequeno choque aos participantes da feira, choque este gerado através do gelo.

 

  • Parafuso de Arquimedes
    • Este projeto surgiu de um desafio apresentado em nossas lives, onde o Prof. Renato foi desafiado em fazer um projeto com o parafuso de Arquimedes utilizando apenas papelão. O professor poderá ensinar sobre a vida e criações do gênio da Grécia antiga, o Arquimedes. No artigo o prof. Renato faz um passo a passo de perguntas que levam o aluno a pensar em cada solução matemática para montar o projeto, que poderá ser utilizado pelos professores ao incentivar a criação do mesmo projetos com medidas diferentes.

 

  • Projetos para feiras de ciências
    • Neste artigo os professores encontram alguns projetos antigos,, utilizados em feiras de ciências do passado, onde os componentes eram poucos mas com muita ciência e aprendizado envolvidos. Os projetos são utilizados até hoje no ensino de elétrica, eletrônica e física.

 

  • Esteira Transportadora Ângelo 5.1
    • Este projeto também surgiu de um desafio lançado em nossas lives , onde o prof. Vander tinha como objetivo montar uma esteira que levarias as presar de brita de um ponto A , até o ponto B. Os professores poderão lançar o mesmo desafio aos alunos, onde cálculos e eletrônica estão envolvidos na montagem.

 

  • Giroscópio a missão !
    • Outro projeto lançado nas lives pelos participantes onde o Prof. Luiz Henrique precisou criar um giroscópio de baixo custo. Com este conceito, os professores poderão ensinar sobre conservação de energia, inércia , momento , movimento, massa e equilíbrio.

 

  • Pêndulo de Newton Perpétuo
    • Um projeto muito apresentado nas feiras de ciências é o pêndulo de Newton, porém neste projeto o pêndulo fica constantemente em movimento, pois o projeto traz um mecanismo eletrônico que movimenta o pêndulo em tempos pré-determinados.

 

  • Foguete movido a ar comprimido
    • Com uma garrafa PET e algumas outras peças, os professores poderão mostrar aos alunos todos os conceitos envolvidos no lançamento de foguetes, estes mesmos conceitos poderão ser apresentados pelos alunos aos visitantes da feira, que poderão presenciar o lançamento dos foguetes criados pelos alunos num campo aberto.

 

TESTES

  • Radioatividade da Brita e Granito
    • Este experimento realizado pelo prof. Léo Corradine, os professores poderão mostrar aos alunos como é realizado um experimento radiativo e com isso ensinar o que é radiatividade e como ela está em nossas vidas, mais do que imaginamos. Poderá ser pedido aos alunos um estudo sobre a radioatividade de diversos materiais que fazem parte do dia a dia do aluno.

 

DICAS

  • O caminho para a pesquisa
    • Este artigo é um guia de pesquisa que poderá auxiliar os alunos na hora de montar qualquer projeto científico, mostrando quais são os passos e as etapas necessárias para se ter um trabalho bem feito, coerente e com referências que justifiquem os resultados apresentados.

 

  • Clube de Ciências ou Espaço Maker
    • No passado eram criados os grupos de ciências, nos tempos atuais chamamos de espaços makers. Mas qual é a diferença? Vale a pena a escola ou grupo de amigos montarem um? Este artigo do Prof. Newton C, Braga traz uma visão bem interessante para este tema ser debatido tanto para educadores como os jovens cientistas.

 

SALA DOS PROFESSORES

  • Como incentivar a iniciação científica nas aulas
    • A educadora Débora Garofalo traz dicas interessantes de como os professores podem incentivar os alunos na iniciação científica.

 

CURSO

  • Curso de Eletrônica Básica - Parte 5
    • Continuação do Curso Básico de Eletrônica

 

 

 

 


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