Este artigo é de um antigo livro nosso que trata de antenas de TV. Se o leitor tem ainda um pequeno transmissor de TV ou um videogame antigo para TV analógica pode precisar de um circuito com um transformador simetrizador ou balun.

Um transformador simetrizador ou balanced-to-unbalanced pode ser encontrado com facilidade em muitas casas especializadas, mas existe a possibilidade de ele precisar ser fabricado pelo leitor.

Assim, se o leitor desejar montar seu próprio balun, caso não consiga um já pronto de um velho televisor fora de uso, vamos ensinar como isso pode ser feito.

Existem duas possibilidades para se fazer a montagem deste componente, conforme o tipo de núcleo que seja disponível.

A primeira versão é mostrada na figura 1 e usa dois anéis de ferrite de aproximadamente 5 mm de diâmetro.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

O fio é esmaltado fino entre 28 e 30. E muito importante na montagem deste dispositivo seguir à risca a orientação dos enrolamentos pois se alguma bobina for invertida não mais teremos o efeito simetrizador necessário ao casamento de impedâncias e colocação dos sinais na fase necessária a isso.

A segunda versão usa um núcleo de ferrite binocular, que pode ser obtido também em velhos televisores, e é mostrada na figura 2.

 

Figura 2
Figura 2