Este artigo é de um livro em que tratamos de recepção de sinais de TV e antenas. Se bem que dedicado a TV analógica, os conceitos são válidos para outras aplicações que operam com sinais de VHF. Conforme explicamos na parte referente às interferências e ruídos, elas podem tanto ser captadas pela antena como pelo cabo de descida, ou ainda entrar pelo cabo de força, vindas da própria rede de energia.

O filtro que descrevemos neste artigo evita que interferências que venham pela rede de energia atinjam o receptor ou então saiam do aparelho causador de interferências.

Desta forma, este filtro, que é mostrado na figura 1, pode ser tanto intercalado entre o televisor que recebe a interferência e a rede de energia, como entre o aparelho que causa a interferência e a rede de energia.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

O filtro pode ser usado em série com qualquer aparelho que tenha um consumo inferior a 500 watts, valor este determinado pelos componentes usados.

O que temos nada mais é do que um filtro passa baixas, que permite que a tensão da rede, que é de baixa frequência, chegue sem problemas ao aparelho, mas impede a passagem dos sinais de alta frequência que são os causadores das interferências.

 


 

 

 

Na figura 2 temos o diagrama do filtro. Este filtro pode ser montado numa pequena caixa, que preferivelmente deve ser de metal, de modo a funcionar como blindagem, evitando que os sinais interferentes escapem por irradiação. Na figura 3 mostramos como os componentes podem ser montados nesta caixa.

 

Figura 3
Figura 3

 

 

Os capacitores usados são de 100 ou 150 nF de poliéster, e devem ter uma tensão de trabalho de pelo menos 200V, se a rede de energia for de 110V. Se a rede de energia for de 220V, estes capacitores devem ser de 400V ou mais.

As bobinas são enroladas em bastões de ferrite de 0,5 a 1 cm de diâmetro e comprimento de aproximadamente 10 cm, com fio esmaltado 18 ou 20.

São enroladas de 30 a 50 espiras em enrolamento cerrado.

Para a conexão à rede de energia deve ser usado um cabo curto com plugue, já que um cabo longo poderia irradiar os sinais interferentes.

Para o aparelho alimentado pode ser fixada na própria caixa uma tornada comum.

 


| Clique na imagem para ampliar |