Este artigo é de um livro antigo nosso sobre antenas publicado nos anos 90. Os leitores interessados podem fazer o download do livro completo em nossa seção de livros grátis.

O circuito que apresentamos a seguir é especialmente indicado para amplificar sinais da faixa de UHF, já que apresenta uma configuração apropriada na montagem que proporciona excelente rendimento e baixo nível de ruído com um único transistor.

O transistor empregado é o BF967 da Philips Components, que é encontrado na função de pré-amplificador de RF em muitos seletores de TV de UHF.

Este transistor, que tem invólucro SOT-37, conforme mostrado junto ao diagrama, será montado numa caixa especial de metal que vai servir de blindagem e ao mesmo tempo evitar a realimentação dos sinais que, em circuitos de maior ganho, pode causar oscilações indesejáveis.

O circuito também se caracteriza por ter a configuração do transistor em base comum, o que significa um casamento de impedância melhor com a entrada e saída de sinal, além de proporcionar muito maior ganho em frequências, muito elevadas.

O circuito também se caracteriza por ter uma montagem segundo a técnica dos seletores de altas frequências com capacitores do tipo "by-pass" e sem o uso de placa de circuito impresso, já que os próprios capacitores servem de pontos ou terminais de fixação dos outros componentes.

 

FUNCIONAMENTO

O transistor usado está ligado na configuração de base comum com os resistores R2 e R3, polarizando a base e determinando assim a corrente de repouso.

A polarização de emissor é feita por meio de R1 e L3, enquanto a polarizam de coletor vem através de L4. Tudo isso ocorre de tal forma que a alimentação pode ser feita através do próprio cabo de sinal, pois L5 faz a separação do sinal da componente DC.

Observe os sentidos de circulação da corrente, já que o transistor utilizado é do tipo PNP.

Desta forma, o sinal a ser amplificado entra via Cl e L2 pelo emissor do transistor. L1 e CV1 permitem fazer um ajuste do ponto ideal de funcionamento, rejeitando sinais mais fortes que possam causar interferências e casando a impedância do sistema de modo a haver máximo rendimento.

O sinal amplificado é retirado do coletor do transistor e via L4 é aplicado a saída, passando por C5. O capacitor CV2 ajusta o ponto de funcionamento em relação à frequência, de modo a permitir o máximo rendimento na frequência desejada.

Os capacitores C2, C3 e C4 são do tipo by-pass (de passagem) e servem para desacoplar os sinais da fonte de alimentação. As linhas tracejadas do circuito representam o fio terra, que é a caixa de metal em que o conjunto é instalado.

A linha tracejada que corta o transistor é uma blindagem que isola o setor de entrada do setor de saída, de modo a não haver realimentação.

Esta placa é importante para evitar instabilidade e oscilações que são prováveis num circuito de alta frequência como este.

O transistor usado é do tipo BF967, mas equivalentes, inclusive de maior ganho e menor nível de ruído, podem ser usados.

 

MONTAGEM

Damos inicialmente o diagrama do booster na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

A montagem é feita numa caixa de metal que tem dois conectores e uma divisão igualmente de metal, separando o setor de entrada e de saída dos sinais. Esta disposição de montagem é muito importante dada a alta frequência, devendo o leitor seguir na medida do possível o que mostra a figura 2.

 


 

 

 

Na figura 3 temos a fixação dos resistores do lado externo da caixa, usando os capacitores by-pass como ponto de soldagem.

 


 

 

Os capacitores by-pass não têm valor, pois não são críticos, podendo ser usado qualquer um, inclusive aproveitados de velhos seletoras de canais.

As bobinas também não são muito críticas e são soldadas diretamente nos componentes, conforme mostra a figura. Temos então as seguintes especificações para estas bobinas:

L1 - 4 espiras com 0,5 cm de diâmetro

L2 - 2 espiras com 0,5 cm de diâmetro

L3 - 5 espiras com 0,5 cm de diâmetro

L4 - 2+2 espiras com 0,5 cm de diâmetro

L5 - 5 espiras com 0,5 cm de diâmetro

O fio usado em todas pode ser do 28 em diante (mais fino) e todas elas são autossustentadas sem núcleo.

Os capacitores que não são do tipo by-pass são cerâmicos do tipo disco e os resistores comuns de 1/8W. Os resistores ficarão do lado de fora da caixinha de metal, conforme mostra a figura que detalha a montagem.

Para a fonte de alimentação temos o circuito da figura 4.

 

Figura 4
Figura 4

 

 

Esta fonte pode ser montada numa placa, de circuito impresso com a disposição de componentes mostrada na Figura 5.

 

Figura 5
Figura 5

 

 

Observe que esta fonte tem o positivo à massa, já que o transistor usado no booster é PNP com o emissor conectado via R1 à caixa, e, portanto, à blindagem.

Para a fonte, o resistor é de 1/8W e o diodo zener de 400 mW. O capacitor eletrolítico deve ter uma tensão de trabalho de 40V ou mais e o outro capacitor do circuito deve ser cerâmico de boa qualidade.

Observe que os conectores são fixados na própria placa de circuito impresso que, para melhor desempenho na passagem dos sinais de altas frequências devem ser de fibra de vidro, se bem que tenhamos apenas dois pontos de circulação.

O transformador da fonte tem primário conforme a rede de energia e secundário de 9+9V com qualquer corrente a partir de 50 mA. Observe a necessidade de se ligar o fio terra do circuito e o núcleo do transformador a uma boa terra para se obter melhor blindagem.

 

INSTALAÇÃO

A instalação deste booster é similar ao anterior, apenas observando-se que a tensão de alimentação tem o positivo na malha, o que já está previsto na fonte. Isso significa que a fonte deste projeto não pode ser trocada com a do projeto anterior.

Uma vez feita a instalação, observe a qualidade de imagem e faça os ajustes nos trimmers que levem ao melhor desempenho nos canais que devem ser reforçados.

Se a imagem persistir com chuviscos deve ser verificada a possibilidade da antena não estar fornecendo sinal suficiente para excitar o circuito, ou seja, o nível de sinal sendo próximo do nível de ruído não consegue sobressair após a amplificação. Neste caso, a solução está na utilização também de uma nova antena de maior ganho ou no seu reposicionamento.

O booster também pode ser usado com antenas separadas, caso em que podemos ter diversas unidades alimentadas pela mesma fonte, cada qual operando numa faixa de frequências.

 


| Clique na imagem para ampliar |