Para o dexista de ondas médias é fundamental aumentar a sensibilidade do receptor com um bom amplificador de antena. Para os leitores que residem em regiões afastadas e desejam captar estações distantes ou fracas de ondas médias, este circuito também é indispensável. Neste artigo descrevemos um amplificador de antena para reforçar, os sinais de ondas médias que acrescentará alguns decibéis a sua intensidade facilitando sua recepção.

Nota: Artigo da Eletrônica Total 42 de 1992

À noite quando a propagação para as ondas médias é favorecida mesmo um receptor pequeno de baixo custo de OM pode captar dezenas de estações, alguns distantes milhares de quilômetros. Ouvir estas estações e identificá-las é um passatempo interessante que é muito bem abordado na nossa seção de ondas curtas, coma ressalva que ele não se limita somente aquelas faixas.

No entanto, a sensibilidade de um pequeno receptor pode ser sensivelmente melhorada e muitas estações distantes podem ter seus sinais aumentados se usarmos um bom reforçador. Até mesmo um receptor mais sensível terá a' capacidade de captar estações muito fracas, que de outra forma, não excitariam seus circuitos se for usado um reforçador.

O reforçador que descrevemos neste artigo é específico para a faixa de ondas médias (OM) de 530 a 1650 kHz e tem excelente ganho graças ao emprego de um transistor de efeito de campo de junção. Este circuito ainda tem a função de pré-seletor, conseguindo por uma sintonia própria atenuar sinais de estações fortes próximas que eventualmente dificultem a recepção das estações mais fracas e distantes.

A alimentação do circuito pode ser feita com fonte ou bateria, mas como o consumo de corrente é muito baixo, no caso do uso de bateria, sua durabilidade será muito grande. Os componentes usados são fáceis de obter e até mesmo alguns elemento de sucata podem ser usados.

 

CARACTERÍSTICAS

• Faixa de operação: 530 a 1650 kHz

• Tensão de alimentação: 9 a 18 V

• Consumo: 5 mA (TIP)

 

COMO FUNCIONA

O sinal captado pela antena é sintonizado por L1 e CV de modo a se eliminar as frequências indesejáveis. Este sinal é então aplicado a comporta (g) de um transistor de efeito de campo de junção que funciona como amplificador de fonte (s) comum.

O resistor R1 polariza a comporta do transistor Q1 e o sinal aparece amplificado no eletrodo correspondente ao dreno (d). XRF1 deixa passar a polarização para o transistor, mas não deixe passar o sinal que é levado a A2, o terminal de saída via capacitor C4.

XRF1 é um componente importante para o ganho do circuito, mas na dificuldade de obtê-lo podemos improvisar em diversas formas. Uma delas consiste em usar em seu lugar um resistor de 12 IcS2 x 1/8 W caso em que teremos um ganho um pouco menor que o original, mas ainda assim está bom o bastante para termos resultados satisfatórios na recepção de estações fracas. Outra possibilidade consiste em enrolarmos umas 300 espiras de fio esmaltado fino (32 ou 34) num carretel com núcleo de ferrite conforme mostra a figura 1.

 


 

 

 

Temos ainda também a possibilidade de usar o carretel com enrolamento primário (sem núcleo) de um transformador de saída para transistores. Para termos bons resultados com este circuito, é muito importante usar uma boa antena externa e ligação à terra. Na figura 2 mostramos como fazer isto.

 


 

 

 

Se houver dificuldades em se fazer a ligação à terra (caso de apartamentos, por exemplo), podemos empregar uma antena dipolo conforme mostra a figura 3.

 


 

 

 

MONTAGEM

Na figura 4 temos o diagrama completo do reforçador para ondas médias.

 


 

 

 

A disposição dos componentes é mostrada numa ponte de terminais na figura 5.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

É claro que, para os leitores que tiverem recursos podemos fazer a montagem mais compacta usando uma placa de circuito impresso conforme mostra a figura 6.

 


 

 

 

A bobina L1 consta de 80 a 100 espiras de fio esmaltado 26 ou 28 num bastão de ferrite de 0,8 a 1 cm de diâmetro e de 15 a 30 cm de comprimento. Na falta do fio esmaltado, fio flexível 22 de capa plástica pode ser usado sem problemas. O capacitor variável CV pode ser aproveitado de um rádio de ondas médias.

Pode ser usado o tipo miniatura de plástico ou então do tipo grande dielétrico de ar de aproveitado de algum velho rádio de válvulas. Este será ligado conforme mostra a figura 7.

 


 

 

 

XRF1 é um micro choque, mas na parte que explica o funcionamento damos opções para sua substituição ou fabricação caseira. Os capacitores devem ser todos cerâmicos e os resistores são todos de 1/8 W ou mais. Para conexões de entrada e saída usamos um par de terminais do tipo antena/terra, como os encontrados para antenas de TV.

S1 é um interruptor simples que pode ser eliminado e para alimentação conectamos a bateria por meio de conector apropriado. Podemos usar duas baterias em série com maior ganho ligando-as conforme mostra a figura 8.

 


 

 

O conjunto poderá facilmente ser instalado numa pequena caixa plástica cujas dimensões dependem unicamente do tamanho do bastão de ferrite usado para L1 e do variável que são os componentes maiores. A posição do transistor de efeito de campo deve ser observada e equivalentes podem ser experimentados como o MPF102.

 

PROVA E USO

Na figura 9 mostramos o modo de se fazer o acoplamento indutivo dos sinais do reforçador a uni receptor de ondas médias.

 


 

 

 

Enrolamos de 3 a 5 voltas de fio comum em torno da faixa do rádio tomando o cuidado para que estas voltas fiquem no sentido indicado em relação a bobina interna do receptor. Se 'o receptor tiver uma entrada de antena e terra poderemos então ligar nestes pontos diretamente os terminais Al e A2 de saída de sinal.

Feita a conexão do reforçador e da antena externa (e terra), ligamos o receptor e procuramos alguma estação fraca. Em seguida ligamos o reforçador e ajustamos sua sintonia em CV até que o sinal seja reforçado.

A cada nova estação sintonizada devemos ajustar CV para a melhor recepção. Lembramos que a melhor recepção para ondas médias ocorre durante a noite quando a propagação é favorecida nesta faixa e na faixa de ondas curtas. Com a redução do número de espiras de L1 o circuito também pode operar como reforçador de ondas curtas.