Este circuito muito simples produz um sinal na faixa de 1 a 10 MHz, dependendo do cristal, e pode funcionar tanto como um pequeno transmissor telegráfico como um injetor de sinais. A alimentação deve ser feita com uma tensão entre 4,5 e 5,5 V.

 

Nota: Artigo publicado na revista Eletrônica Total 52 de 1993.

 

Descrevemos um pequeno transmissor experimental que opera com pequena potência entre 1 e 10 MI-Iz, dependendo do cristal utilizado. Com uma pequena antena (1 metro) o alcance será da ordem de alguns metros, de modo a permitir sua utilização como transmissor para prática de telegrafia.

O circuito deve ser alimentado com uma tensão de 5 V ou entre 4,5 e 5,5 V. O circuito integrado TTL 7400 é dos mais comuns e não oferece dificuldades na obtenção.

 

CARATERÍSTICAS

• Tensão de alimentação: 5 V (4,5 a 5,5 NO

• Frequência: 1 a 10 MHz (conforme o cristal)

• Alcance: alguns metros

 

COMO FUNCIONA

Cl-1a E Cl-1b, duas portas de um 7400, funcionam como um oscilador no qual a frequência é determinada pelo cristal (XTAL).

 

Semicondutores:

CI-1 - SD74LS00E - circuito integrado TTL

 

Resistores: (1/8 W, 5%)

R1 e R2 - 560 ohms

 

Capacitores:

CV - 5-50 pF - trimmer

C1 - 100 nF - disco cerâmico

 

Diversos:

XTAL - 1 a 10 MHz - cristal de quartzo

S1 - interruptor simples

D1 - 1 N4002 ou equivalente - diodo de silício

B1 - 6 V - 4 pilhas pequenas

A - antena

Placa de circuito impresso ou matriz de contato, soquete para o integrado, suporte de pilhas, fios, solda, etc.

 

O sinal gerado por este oscilador é digitalmente amplificado pelas outras duas portas do mesmo integrado, aplicado a uma antena.

Para operar o aparelho como transmissor telegráfico basta trocar S1 por um manipulador.

A alimentação em tomo de 5 V, exigida pelos circuitos integrados TTL, é obtida a partir de 4 pilhas com um diodo em série. O diodo "subtrai" 0,6 V da alimentação obtendo-se então algo em torno de 5,4 V, o que está dentro da faixa permitida para operação do 7400.

 

MONTAGEM

Na figura 1 temos o diagrama completo do pequeno transmissor.

 


 

 

 

Na figura 2 temos a respectiva placa de circuito impresso. No entanto, por se tratar de montagem experimental, o leitor também pode usar matriz de contatos para este projeto. Os resistores são de 1/8 W; o cristal pode ser para qualquer frequência entre 1 e 10 MHz.

 


 

 

 

Este cristal vai determinar o ponto em que o aparelho vai ser sintonizado na escala de seu rádio. CV serve para ajustar a frequência de modo fino" e o melhor ponto de oscilação.

 

PROVA E USO

Para provar o aparelho basta ligá-lo perto de um receptor de rádio que sintonize a frequência do cristal usado.

Se o cristal for de 1 MHz, por exemplo, dada a forma retangular dos sinais, poderemos sintonizar facilmente suas harmônicas em 2, 3, 4, 5 MHz, etc.

A antena pode ter comprimentos de 1 a 20 metros, o alcance depende de suas dimensões.