Na edição passada mostramos como construir um planador com materiais baratos e de fácil acesso. Nesta edição, apresentamos o "Squirrel", um aeromodelo de elástico, fácil de montar e que voa muito bem.

Luiz Henrique C. Bernardes

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

ASA

1. Pegue o papel de seda (T) e cole o frontal da asa (A). Depois cole as laterais (D e E) e a parte inferior (B) formando um retângulo. Use o mínimo de cola em bastão para colar o papel de seda na madeira. É importante unir as partes de contato da madeira balsa com cola branca para que o conjunto fique rígido.

2. Cole o centro da asa (F). Use uma régua ou o próprio estabilizador (C) para encontrar o centro. Utilize cola bastão para colar no papel de seda e cola branca para colar na madeira balsa (A,B).

3. Cole as laterais das asas (H,G) ângulo de 90 graus a 25 mm do frontal da asa (A), use uma caixa de fósforos para auxiliá-lo.

4. Deixe secar bem antes de colar o papel.

5. Com a tesoura, recorte os excessos de papel do frontal (A) e da traseira (B): e recorte as laterais formando um triângulo.

6. Cole na metade do frontal na parte inferior, o calço da asa (J).

 

PASSOS INICIAS

Desde a sua concepção, a revista Mecatrônica Fácil sempre trouxe artigos direcionados para aqueles que desejam entrar no universo da Mecatrônica através de montagens simples e de fácil realização. A partir desta edição evidenciaremos estes artigos com o selo "primeiros passos", cujo objetivo é fazer o leitor iniciante começar a adquirir, passo a passo, experiências que serão importantes, tanto na sua formação acadêmica quanto profissional na área de tecnologia mecatrônica. Estes artigos podem ser utilizados por estudantes, professores ou hobistas.

E antes que alguém questione o que a construção de um aeromodelo tem a ver com a Mecatrônica, lembramos que esta é um ramo da Engenharia, que tem como definição a integração sinergética da mecânica, eletrônica e computação, e que pode ser aplicada nas áreas de robótica, automação de processos industriais, automação predial (casa inteligente), entre outras.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Com isso em mente, a simples montagem de um aeromodelo permite o desenvolvimento de algumas habilidades, tais como:

• Seleção de materiais;

• Coordenação motora e habilidade manual;

• Uso adequado de ferramentas;

• Estímulo ao raciocínio lógico;

• Ajuste do sistema;

• Análise de resultados.

O aeromodelismo como esporte-ciência é uma excelente ferramenta para os professores de Ciências do ensino fundamental/médio estimularem os alunos a se interessarem pela área de Engenharia. No ensino tecnológico e de engenharia, podemos citar a competição SAE Brasil Aero Design (www.saebrasil.org.br), que é o projeto e construção de um aeromodelo para transporte de carga. Em alguns países o aeromodelismo faz parte do currículo escolar. E para o leitor que deseja apenas se divertir, acreditamos que a montagem e o voo do Squirrel vai proporcionar várias horas de divertimento e lazer.

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

CORPO

7. Cole o calço do motor (L) no corpo (K) de tal maneira que possa ser encaixado o suporte da hélice (P).

8. A 25 mm da frente do corpo, cole a base da asa (M).

 

LEME

9. Cole o leme (I) com cola bastão no papel de seda (T) e recorte o papel no formato de um retângulo.

E para que nosso trabalho seja efetivo e completo, gostaríamos de receber os relatos das experiências dos leitores, assim como críticas e sugestões. Dito isso, mãos à obra!

 

SQUIRREL

O Squirrel é um aeromodelo de elástico de baixo custo projetado pelo canadense Darcy Whyte. Utilizando madeira balsa e papel de seda, qualquer pessoa sem experiência pode montá-lo sem maiores dificuldades em poucos minutos.

O Squirrel voa muito bem tanto em áreas fechadas (como em quadras esportivas) ou ao ar livre desde que o vento não seja superior a uma leve brisa (< 5km/h).

A tabela ao lado mostra os materiais e ferramentas empregadas, sendo possível encontrá-los todos em lojas do ramo de aeromodelismo. O leitor pode comprar a madeira balsa em chapas e cortá-la na medida desejada ou adquirir a madeira já cortada em forma de varetas.

Para as partes em madeira balsa e hélice, as medidas foram fornecidas em polegadas, devido a esses materiais serem comercializados nesse padrão. O leitor deve lembrar-se que 1 polegada equivale e 25,4 mm, caso queira trabalhar em milímetros.

10. Na parte inferior cole com cola branca o meio palito de dentes e amarre bem com a linha, dando várias voltas. Passe cola branca na linha também.

11. Cole o leme no corpo a 25 mm do final do corpo e a 5 mm abaixo, utilizando cola branca. Recorte em formato triangular e o excesso inferior.

 

ESTABILIZADOR

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

12. Cole aplicando cola bastão à frente do estabilizador (C) no papel de seda (T).

13. Cole o conjunto no corpo (K) na parte inferior. Recorte o estabilizador no formato triangular.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

DICAS DE SUCESSO

- Lembre-se que o modelo deve ser bem leve para voar bem;

- Para colar o papel de seda na madeira balsa use cola em bastão ou um mínimo de cola branca;

- Para colar a madeira balsa com a madeira balsa utilize cola branca e deixe secar por alguns minutos antes de mexer. Podem ser empregadas colas mais rápidas, especiais para aeromodelismo, mas, nesse caso, é preciso ter experiência com o uso desses materiais ou a supervisão de alguém que a tenha. Não aconselhamos a utilização por alunos;

- O lugar ideal para voar é em recintos fechados, ao ar livre o vento deve ser menor que 5 km/h (leve brisa);

- Para guardar, utilize uma caixa de sapato;

- Nunca lance o aeromodelo contra pessoas ou animais, pois isso pode machucá-los;

- Nunca lance o aeromodelo na rua, pois pode causar acidente com carros.

 

VOANDO

Segure o Squirrel pelo corpo abaixo da asa, inicialmente. Para um voo de teste dê 200 voltas na hélice no sentido horário, solte a hélice e lance o Squirrel como um dardo.

Observe o comportamento do voo. Ele deve voar aproximadamente 6 metros de maneira alinhada, conforme ilustra a figura no voo correto. Se o Squirrel subir muito forte, significa que a asa está posicionada muito para a frente. Neste caso, ajuste-a mais para trás. O mesmo ocorre se o Squirrel subir e cair sucessivamente (veja figura ao lado). Caso ele caia rapidamente sem subir, significa que a asa está muito para trás, portanto ajuste-a para a frente.

Após o ajuste, faça um novo voo e observe o comportamento. Refaça os acertos necessários. Uma vez conseguido o ajuste para um voo estável, faça uma marca sinalizando o ajuste da asa no corpo. Agora comece a dar mais voltas na hélice em cada voo.

Com prática e paciência, você vai se surpreender como o Squirrel pode voar por um bom tempo e bem longe. Dê preferência ao voo em lugares fechados. Caso voe em locais abertos, o vento não pode estar forte (não deve passar de uma leve brisa).

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

FIXANDO A ASA

14. Utilize um pedaço de elástico (S) para fixar asa ao corpo.

 

HÉLICE

15. Monte o conjunto da hélice, que é composto pela hélice (N), eixo (0) e suporte (P). Utilize um alicate para entortar o eixo (0).

16. Coloque o elástico (S) no eixo do motor dando uma volta, amarre as duas pontas. Fixe o conjunto da hélice (N,O,P) no corpo (K). Puxe o elástico e fixe no palito de dentes (Q).

 

CONCLUSÃO

A ideia deste artigo foi auxiliar no desenvolvimento das habilidades manuais do leitor para que elas possam ser utilizadas em outros projetos futuros, além de, é claro, proporcionar alguns momentos de pura diversão.