Um aparelho que evita que erros de construção ou conexões possam provocar a queima de fusíveis de sua instalação elétrica ou ainda curto-circuito perigosos.

 


 

 

 

Nota: Este projeto ainda é muito atual, pela sua utilidade na bancada, principalmente dos que fazem testes e reparações de equipamentos elétricos e eletrônicos. Sua publicação original ocorreu em 1976, fazendo parte do livro Experiências e Brincadeiras com Eletrônica, do autor.

 

Com este aparelho, podemos evitar as consequências desastrosas de uma montagem errada. O "estouro" ou "fumacinha" tão temida, que ocorre eventualmente quando o principiante liga um aparelho mal feito, pode ser evitada antes que consequências mais graves possam ser atingidas

(fig. 1).

 

   Figura 1 – Evite estouros e surpresas
Figura 1 – Evite estouros e surpresas

 

 

Não temos dúvidas de que, muitos dos leitores que montam aparelhos que descrevemos têm certo receio de ligá-los à tomada quando completam sua montagem, quer seja isso por falta de confiança no que fizeram, quer seja devido a um condicionamento negativo em vista de experiências desagradáveis que podem ter ocorrido anteriormente.

 

 

COMO FUNCIONA

Com o aparelho que descrevemos temos uma limitação para as correntes elevadas que podem circular em caso de curto-circuito. Se isso acontecer, uma lâmpada simplesmente acenderá avisando do perigo.

Se a lâmpada não acender, o que indica que tudo aparentemente se encontra em ordem e assim podemos conectar diretamente o aparelho à rede, o que pode ser feito pelo simples acionamento de um interruptor.

Passemos ao principio de funcionamento:

O aparelho consiste basicamente numa lâmpada incandescente de 60 Watts, a qual é ligada em série com o circuito que desejamos alimentar. Se o circuito apresentar uma resistência 'muito baixa, o que pode ser sinal de anormalidade (curto-circuito), a lâmpada receberá sua alimentação normal e acenderá com seu brilho máximo. Não haverá perigo para a instalação porque a própria lâmpada limitará a corrente total a um valor seguro.

Se o circuito em prova estiver em boas condições, ele representará certa resistência à circulação da corrente, e conforme essa resistência será a parcela de tensão que receberá na divisão com a lâmpada do salva-fusíveis.

A lâmpada de qualquer modo não receberá sua alimentação normal, e teremos duas possibilidades:

a) Se o consumo do aparelho ligado for muito baixo, este receberá sua alimentação quase em nível normal, e funcionará imediatamente. A lâmpada do salva-fusíveis, nestas condições acenderá de modo muito fraco ou não manifestará brilho algum, mas tão somente um ligeiro aquecimento de seu filamento.

b) Se o consumo do aparelho for da mesma ordem que o da lâmpada, a tensão ficará dividida entre ambos de modo mais ou menos equivalente, e ambos operarão com potência reduzida. A lâmpada acenderá, portanto, com metade de seu brilho, ou pouco menos. Se qualquer uma dessas duas condições for registrada, podemos então ligar o aparelho diretamente à rede, retirando a lâmpada de proteção do circuito, para o que passamos o interruptor S1 para a posição "fechado".

O material usado para esta montagem é todo de facílima obtenção podendo mesmo ser obtido na sua totalidade até em supermercados.

A lâmpada usada deve ser de 110 ou 220 Volts conforme a rede local com uma potência entre 40 e 60 Watts. O interruptor é do tipo simples, de embutir.

 

MONTAGEM

A figura 2 ilustra bem como deve ser feita a montagem. Comece-a por preparar a caixa onde serão fixados os diversos componentes, fazendo a furação apropriada.

 

   Figura 2 – Montagem detalhada
Figura 2 – Montagem detalhada

 

 

Em seguida fixe os componentes usando parafusos com porcas e realize as conexões com fio de cobre flexível de capa plástica.

Para provar o aparelho, ligue seu cabo de alimentação a uma tomada e ligue à tomada do aparelho (do salva-fusíveis), uma lâmpada de 40 ou 60 Watts (uma lâmpada de cabeceira, por exemplo). O interruptor S1 deve sempre ser

deixado na posição "aberto".

A lâmpada do salva-fusíveis assim como a lâmpada usada como prova, acenderá porém com brilho inferior ao normal, indicando que esta última se encontra em boas condições.

Passando a chave para a posição "fechado" a lâmpada do salva-fusíveis apagará e a lâmpada usada como prova acenderá com seu brilho normal.

 

COMO USAR O SALVA-FUSÍVEIS

Para provar qualquer equipamento cuja tensão de operação seja a da rede local e que não tenha potência maior que 50 Watts basta ligá-lo à tomada do salva-fusíveis. A chave S1 deve ser deixada sempre na posição "aberta". Se a

lâmpada acender fracamente, ou permanecer apagada, e o aparelho funcionar normalmente, tudo se encontra em ordem e o interruptor S1 pode ser fechado. Se a lâmpada acender com seu brilho normal, isso indica um possível curto-circuito no aparelho provado que deve ser examinado¡ Não passe a chave S1 para a posição fechado se a lâmpada acender com seu brilho normal.

 

 

S1 - Interruptor simples de alavanca

P1 - lâmpada de 60 Watts (110 ou 220 Volts conforme a rede local)

T - Tomada de embutir

1 cabo de alimentação

1 soquete para a lâmpada

1caixade 9 x 6 x 6 cm

1 metro de cabinho

1 borracha de passagem

parafusos de fixação para o soquete e para a tomada