Este é nosso componente em destaque. Um Driver para4 LEDs acionado por microcontrolador. Trata-se de um driver de LED com padrões de alto-corrimento programável, produzindo assim efeitos interessantes que podem ser aproveitados em diversas aplicações.

Dentre elas destacamos a Internet das Coisas, aplicações de baixa potência alimentadas por bateria, vestíveis, equipamentos visuais que exijam notificações visuais.

Começamos por mostrar na figura 1 uma aplicação típica desse componente, tirada diretamente do datasheet que pode ser acessado em: https://br.mouser.com/datasheet/2/198/IS31FL3195_DS-1949469.pdf 

 

Figura 1 – Circuito típico de aplicação
Figura 1 – Circuito típico de aplicação

 

 

Para os que desejarem adquiri este componente da Mouser Electronics, o link é: https://br.mouser.com/ProductDetail/Lumissil/IS31FL3195-QFLS2-TR?qs=BJlw7L4Cy79q4H4IsG6W5A%3D%3D .

O que este circuito faz é controlar em sequência programável um conjunto de LEDs RGB e um LED branco de modo a obter assim qualquer efeito de iluminação.

A eficiência do circuito alcança 92% e ele pode ser alimentado com tensões de 2,7 a 5,5 V.

O IS31FL3195 pode operar em "Nível de Corrente” ou modo “Sequência programável”. No Nível de Corrente a corrente de saída média de cada saída é independentemente programada e controlada em 256 etapas de PWM para simplificar a mistura de cores. No modo “Sequência Programável”, as características de tempo para cada saída podem ser ajustada individualmente para manter uma sequência padrão pré-estabelecida sem exigir qualquer interação MCU adicional, economizando valioso recursos do sistema.

O IS31FL3195 está disponível em um pequeno QFN-16 (4 mm × 4 mm) e WLCSP-16 (1,88 mm × 2,08 mm, 0,45 mm invólucro de terminais esféricos, diâmetro de esferasde 0,2 mm). Opera de 2,7 V a 5,5 V na faixa de temperatura de -40 ° C a + 85 ° C.

Na figura 2 os invólucros disponíveis.

 

Figura 2 – Invólucros
Figura 2 – Invólucros

 

 

Máximos e mínimos, assim como condições de operação podem ser obtidas no datasheet acessado no endereço indicado. No datasheet também temos a função de cada pino para os dois tipos de invólucros.

Também estão disponíveis os diagramas de tempo e os padrões para as programações, e tudo que é exigido para a realização de um projeto.