As baterias de 9 V (principalmente as alcalinas) estão custando os olhos da cara! E alguns aparelhos que utilizam este tipo de bateria são realmente Monstros Famintos, que as esgotam em pouco tempo.

Se o leitor possui algum brinquedo, algum radinho, ou outro equipamento que use baterias de 9 V, e não aguenta mais sustentá-lo, não o jogue foral Com este eliminador você pode não ter a mesma mobilidade para seu uso, mas certamente fará uma boa economia.

Alimentando-o pela rede local, você certamente deixará de comprar as caras baterias de 9 V, deixando-as no máximo para ocasiões de emergência, em que o uso móvel se fizer necessário.

O circuito é simples: uma fonte regulada que fornece uma tensão perto de 9 V, com corrente compatível com os aparelhos que usam baterias. (figura 1)

 

Figura 1 – O circuito
Figura 1 – O circuito

 

O transformador deve ter secundário de pelo menos 100 mA, e a ligação do primário de 3 fios depende da rede, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 – Ligação do transformador
Figura 2 – Ligação do transformador

 

O transistor de potência deve ser dotado de um pequeno radiador de calor.

A adaptação no rádio não existe: com a utilização de um conector de bateria, porém com as ligações invertidas, ligamos diretamente um no outro.

Veja que na montagem em ponte (figura 3) propositalmente invertemos a ligação do conector para que o negativo (preto) de um corresponda ao positivo (vermelho) do outro.

 

   Figura 3 – Montagem em ponte de terminais
Figura 3 – Montagem em ponte de terminais

 

Deste modo, o polo positivo da fonte realmente ficará conectado ao polo positivo do aparelho alimentado.

O fio de ligação do eliminador ao aparelho não deve ser muito longo, pois alguns problemas podem ocorrer com isso.

Se aparecerem ruídos ou oscilações, um capacitor de 100 nF deve ser ligado em paralelo com o conector do rádio.

Como não usamos interruptor para ligar e desligar a fonte, um LED indicador evita que ela seja esquecida conectada, com o que haverá gasto desnecessário de energia.