Para os leitores que precisam de altas tensões contínuas, uma fonte de alimentação de baixa corrente pode ser construída com poucos componentes. A fonte descrita fornece até 150 V na rede de 110 V e até 300 V na rede de 220 V. A corrente, entretanto, não deve superar algumas dezenas de miliampères.

Transmissores valvulados de pequena potência e outros circuitos semelhantes podem ser alimentados com essa fonte. Observamos, entretanto, que ela não é isolada da rede de energia, devendo ser por isso tomadas as devidas precauções contra choques acidentais.

Na figura 1 temos o diagrama completo da fonte.

 

Figura 1 – Diagrama da fonte de alta tensão
Figura 1 – Diagrama da fonte de alta tensão

 

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa ponte de terminais.

 

Figura 2 – Montagem numa ponte de terminais
Figura 2 – Montagem numa ponte de terminais

 

 

O diodo deve ser o 1N4004 se a rede for de 110 V ou 1N4007 se a rede for de 220 V.

O capacitor de filtro pode ter valores entre 4,7 µF e 50 µF com tensões de trabalho de pelo menos 200 V se a rede for de 110 V e pelo menos 300 V se a rede for de 220 V. Os resistores de 4,7 k Ω devem ter dissipação de pelo menos 2 W.

Para a saída usamos bornes isolados. O conjunto deve ser instalado numa caixa isolada. Sua instalação em caixa de madeira ou plástico, bem fechada é importante.

Para usar, verifique com o multímetro as tensões obtidas em cada borne, anotando-as, pois elas podem variar sensivelmente em função das tolerâncias dos componentes.

Se ao ligar algum circuito houver queda de tensão acentuada é sinal de que a corrente drenada por esse circuito é maior do que aquela que a fonte pode fornecer. Em alguns casos, pode-se compensar esse problema ligando o equipamento num borne que forneça uma tensão maior.

Não toque em nenhum ponto da fonte ou do aparelho alimentado quando em funcionamento, pois a fonte não é isolada podendo causar choques perigosos.

Se quiser ter um isolamento para maior segurança pode usar um transformador para essa finalidade.

 

D1 – 1N4004 ou 1N4007 – diodo de silício- ver texto

F1 – 1 A – fusível

S1 – Interruptor simples

R1 – 100 Ω x 1 W – resistor (marrom, preto, marrom)

R2 a R5 – 4,7 k Ω x 2 W – resistores (amarelo, violeta, vermelho)

C1 – 4,7 µF a 50 µF – capacitor eletrolítico conforme tensão da rede, ver texto

J1, a J5 – Bornes isolados

 

Diversos:

Cabo de alimentação, porta fusíveis, caixa para montagem, fios, solda,