Essa fonte só usa componentes passivos (sem transistores ou circuito integrados) e mesmo assim pode fornecer tensões com boa regulagem em passos de 0,7 V e uma corrente de saída de até 200 mA.

São 5 tensões indicadas no diagrama e que podem ser utilizadas até simultaneamente, se os aparelhos alimentados, na sua totalidade não precisarem mais do que a corrente indicada.

O circuito consta de um retificador, filtro e depois um sistema redutor que aproveita a queda de tensão no sentido direto de um diodo em condução. Essa tensão varia entre 0,6 e 0,7 V por diodo, o que permite escalonar a tensão faixa indicada com uma tolerância entre 10% e 20% tipicamente.

A filtragem da fonte é boa o que possibilita a alimentação de pequenos aparelhos que normalmente usem uma ou duas pilhas.

Na figura 1 temos o diagrama completo da fonte proposta.

 

Figura 1 – Diagrama da fonte
Figura 1 – Diagrama da fonte

 

 

A montagem da fonte com base numa ponte de terminais é mostrada na figura 2.

 

Figura 2 – Montagem usando uma ponte de terminais
Figura 2 – Montagem usando uma ponte de terminais

 

 

O transformador tem enrolamento primário de acordo com a rede de energia, ou seja, 110 V ou 220 V. O secundário é de 6 + 6 V com correntes de 200 mA a 500 mA,

O capacitor C1 deve ter uma tensão de trabalho de 12 V ou mais e o resistor R1 deve ser de fio com pelo menos 2 W de dissipação. Os diodos são 1N4002 ou equivalentes.

Para a saída fica a critério do leitor a escolha do modo de conexão aos circuitos externos. Uma saída é o uso de bornes com as tensões identificadas, onde seriam conectados plugues com fios e garras jacaré.

O comum vai ao borne preto e o vermelho ao borne com a tensão desejada. Uma outra possibilidade para a montagem consiste em se empregar uma chave seletora.

Para usar, basta escolher a saída desejada e o ponto de zero volt que serão usados na conexão ao circuito externo. Antes de usar a fonte, se desejar boa precisão de indicação, confira com o multímetro a tensão real que está sendo obtida em cada saída.

Se ao alimentar algum aparelho a tensão cair muito é sinal que ele está exigindo uma corrente maior do que a que a fonte pode fornecer.

 

D1 a D7 – 1N4002 – diodos retificadores

R1 – 10 Ω x 1 W – resistor de fio

C1 – 1 000 µF x 12 V – capacitor eletrolítico

C2 – 100 µF x 12 V – capacitor eletrolítico

T1 – Transformador com primário de acordo com a rede local e secundário de 6+6 V x 200 a 500 mA

F1 – Fusível de 500 mA

S1 – Interruptor simples

 

Diversos:

Ponte de terminais, cabo de alimentação, caixa para montagem, suporte de fusível, fios, solda, bornes de saída, etc.