A fonte de alimentação que apresentamos a seguir serve para fornecer tensões contínuas entre 3 e 12 V a pequenos aparelhos cuja corrente consumida não exceda os 100 mA. Como se trata de uma fonte “direta”, ou seja, sem isolamento da rede de energia, somente aparelhos que estejam encerrados em caixas isolantes devem ser alimentados.

 

Esta fonte de alimentação utiliza pouquíssimos componentes, e não necessita de transformador. A tensão de saída vai depender apenas do diodo zener escolhido.

Veja que a ausência do transformador representa o perigo de choques em caso de contacto daí ser muito importante que ela seja instalada em caixa plástica. A montagem é muito simples e existe uma proteção para o caso de curto-circuitos que é o fusível.

Se esse fusível queimar, a lâmpada indicadora acenderá, indicando a necessidade de sua substituição. Na figura 1 temos o diagrama completo dessa fonte.

 

   Figura 1 – Diagrama completo da fonte
Figura 1 – Diagrama completo da fonte

 

 

Na figura 2 mostramos a montagem numa ponte de terminais, a qual deve ser instalada numa caixa plástica.

 

 

Figura 2 – Montagem usando ponte de terminais
Figura 2 – Montagem usando ponte de terminais

 

O capacitor C3 é responsável pela filtragem da fonte, devendo ser o maior possível. Se forem alimentados aparelhos de áudio, como pequenos rádios, amplificadores, transmissores e aparecerem roncos é sinal de que esse componente precisa ser maior.

Valores até 4 700 µF devem ser experimentados, com tensão mínima de trabalho que seja o dobro da tensão do diodo zener usado.

Os capacitores C1 e C2 são muito importantes nesse circuito. A versão original exige capacitores de poliéster (não use outro tipo) de 1 µF com tensão de trabalho de pelo menos 250 V se a rede for de 110 V e pelo menos 400 V se a rede for de 220 V.

O diodo D1 é o 1N4004 se a rede for de 110 V ou 1N4007 se a rede for de 220 V. A posição do diodo zener, que deve ser de 1 W deve ser observada, tendo como referência a faixa no invólucro.

Para a conexão ao aparelho alimentado use um cabinho com um plugue apropriado, observando a polaridade ou mesmo dois fios com garras de cor diferente, se o aparelho alimentado não tiver um conector para alimentação externa.

Antes de usar a fonte meça a tensão de saída com o multímetro, para certificar-se de que ela está correta. Uma grande diferença de calor indica problemas com o diodo zener ou capacitores. Nunca tente alimentar aparelhos cujo consumo seja maior do que 100 mA.

 

D1 – 1N4004 ou 1N4007 – diodo retificador – ver texto

DZ – Diodo zener de 3 V a 12 V x 1 W

NE-1 – lâmpada neon comum

C1, C2 – 1 µF x 250 V ou 400 V – capacitores de poliéster – ver texto

C3 – 1 000 µF – capacitor eletrolítico

R1 – 1 M Ω x 1/8 W – resistor – marrom, preto, verde

F1 – Fusível de 200 mA a 500 mA

 

Diversos:

Cabo de alimentação, ponte de terminais, caixa para montagem, suporte para fusível, fios, solda, etc.