Muitos projetos que fazem uso de transistores e circuitos integrados são alimentados por uma tensão de 6 V, normalmente fornecida por pilhas pequenas, médias ou grandes. No entanto, as pilhas são caras e esgotam-se rapidamente em muitos casos.

Se houver a possibilidade de alimentar esses circuitos na bancada por uma fonte fixa, a economia é patente. O circuito que damos a seguir faz justamente isso, substituindo 4 pilhas pequenas, médias ou grandes, ou seja, fornecendo uma corrente de até 1 ampère.

Simples de montar, ele consiste numa solução econômica ideal para quem faz muitas experiências e montagens eletrônicos. Com ele, o uso das pilhas pode ficar limitado apenas às aplicações portáteis.

Na figura 1 temos o diagrama completo da fonte de alimentação.

 

Figura 1 – Diagrama completo da fonte
Figura 1 – Diagrama completo da fonte

 

A disposição dos componentes numa ponte de terminais é mostrada na figura 2.

 

Figura 2 – Montagem em ponte de terminais
Figura 2 – Montagem em ponte de terminais

 

Observe que usamos o circuito integrado 7805 de 5 V. Se o leitor encontrar o 7806 e quiser usar, basta eliminar os dois diodos do terminal de ajuste, ligando-o diretamente à terra.

Para aumentar em pouco mais de 1 V a saída do 7805 usamos justamente dois diodos, D3 e D4.

O transformador tem enrolamento primário de acordo com a rede local e secundário de 7,5 + 7,5 V ou mesmo 9 + 9 V, e corrente de 1 A. Se o leitor tiver um transformador de menor corrente, por exemplo 500 mA, pode usar, mas sua fonte fornecerá uma corrente máxima de 500 mA.

Os diodos admitem equivalentes e o capacitor C1 deve ter uma tensão de trabalho de pelo menos 16 V. O circuito integrado deve ser montado num radiador de calor.

Na saída da fonte usamos bornes onde serão presos os fios de entrada do aparelho alimentado. Também podem ser usados fios com garras de cores diferentes para identificar o positivo e o negativo.

Para experimentar é só ligar um multímetro na saída e conferir a tensão, ou ainda uma lâmpada de 6 V.

 

Lista de Material

CI-1 – 7805 – circuito integrado, regulador de tensão

D1 a D4 – 1N4002 – diodos de silício

C1 – 1 000 µF x 16 V – capacitor eletrolítico

C2 – 100 µF x 12 V – capacitor eletrolítico

S1 – Interruptor simples

F1 – 500 mA – fusível

 

Diversos:

Ponte de terminais, cabo de força, suporte para o fusível, bornes, garras jacaré, caixa para montagem, fios, solda, etc.