Na figura 1 temos um órgão eletrônico de brinquedo que pode tanto servir para divertir as crianças como base para um trabalho de ciências em escolas.

 


 

 

A principal característica deste circuito é o efeito de vibrato que faz a nota produzida variar rapidamente, com um som bastante interessante que pode até ajudar a obter algumas músicas simples.

Neste circuito, uma primeira porta do 4093 (CI-1a ) produz a modulação de baixa freqüência ou efeito de vibrato, ajustado pelo potenciômetro P1. Esse é o potenciômetro de “velocidade do efeito”.

A profundidade da modulação, ou variação do som é ajustada no potenciômetro P2 de “profundidade” enquanto que os ajustes das notas individuais é feito no conjunto de trimpots que vai de P3 a Pn.

O número “n” de potenciômetros não pode ser muito grande, pois fica difícil fazer seu ajuste. recomendamos que o órgão tenha apenas uma oitava.

O sistema de teclado sugerido é por ponta de prova. Uma ponta toca em áreas de metal ou cobreadas de uma placa que correspondem às notas musicais.

O transdutor usado é do tipo piezoelétrico para maior economia. No entanto, pode ser agregado um pequeno amplificador que excite um alto-falante, caso em que se obtém maior volume.

Na figura 2 temos uma sugestão de placa de circuito impresso para a montagem do órgão.

 


 

 

O conjunto cabe numa pequena caixa de madeira ou plástico com o teclado e controles na sua parte superior.

A alimentação pode ser feita com pilhas ou fonte. A fonte deve ter boa filtragem para que não ocorram roncos na reprodução.

Para usar é só ajustar o efeito e tocar nas teclas com a ponta de prova. Dois circuitos semelhantes a esse podem ser usados para se obter um órgão polifônico, ou seja, em que duas teclas podem ser tocadas ao mesmo tempo.

 

CI-1 – 4093 – circuito integrado CMOS

P1 – 2,2 M Ω – potenciômetro

P2 – 100 k Ω – potenciômetro

P3 a Pn – trimpots de 1 M Ω – ver texto

R1 – 100 k Ω x 1/8 W – resistor – marrom, preto, amarelo

R2, R3 – 47 k Ω x 1/8 W – resistores – amarelo, violeta, laranja

R4 – 10 k Ω x 1/8 W – resistor – marrom, preto, laranja

C1 – 220 nF z 470 nF – capacitor cerâmico ou poliéster

C2 – 100 nF a 470 nF – capacitor cerâmico ou poliéster

C3 – 220 nF – capacitor cerâmico ou poliéster

C4 – 100 µF x 12 V – capacitor eletrolítico

S1 – Interruptor simples

X1 – Transdutor piezoelétrico

B1 – 6 V – 4 pilhas pequenas ou fonte

P – Ponta de prova

 

Diversos:

Suporte de pilhas, teclado, caixa para montagem, botões para os potenciômetros, placa de circuito impresso, fios, solda, etc.