Descrevemos um circuito que imita o som de um motor de moto ou lancha e também buzina, podendo ser adaptado em modelos, robôs ou bicicletas. O circuito possui ainda um "acelerador" para o efeito de motor, e que também atua sobre a tonalidade do som da buzina.

Com apenas dois transistores podemos fazer um aparelho alimentado por 2 ou 4 pilhas que imita sons de motor e buzina. O som tem boa intensidade e o conjunto pode ser instalado numa pequena caixinha plástica conforme a finalidade.

O funcionamento é simples de entender. O que temos é um oscilador no qual a freqüência é determinada tanto pelo resistor de polarização de base como pelo capacitor no circuito de realimentação.

O capacitor tem valor fixo, em torno de 470 nF mas, o resistor pode ser comutado.

Quando o interruptor de pressão está aberto, permanece no circuito o resistor de 100 k Ω e um potenciômetro de 1 M Ω. Esses componentes fazem com que a resistência apresentada varie de 100 k Ω a 1,1 M Ω, o que significa um valor alto. O resultado é a produção de um som de muito baixa freqüência, ou seja, pulsos intervalados mais rápidos ou mais lentos, dependendo do ajuste do potenciômetro. Esse potenciômetro é justamente o acelerador e os pulsos imitam um motor.

No momento em que pressionamos S1, um resistor de valor muito mais baixo é colocado no circuito e em conseqüência, o som se torna mais agudo, imitando uma buzina.

O valor desse resistor pode ser obtido experimentalmente, ficando na faixa de 15 k Ω a 47 k Ω. O leitor deve escolher o valor que dê melhor som ou então colocar um trimpot de 100 k Ω em série com um resistor de 4,7 k e ajustar para o som desejado.

A alimentação do circuito pode ser feita com duas ou quatro pilhas pequenas, e o interruptor geral serve para ligar e desligar o aparelho.

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho desenhado a mão pelo autor.

 

Figura 1 - Diagrama da moto-buzina.
Figura 1 - Diagrama da moto-buzina.

 

Na figura 2 temos a montagem feita numa ponte de terminais, também em desenho à mão feito pelo autor.

 

Figura 2 - Montagem em ponte desenhada pelo autor.
Figura 2 - Montagem em ponte desenhada pelo autor.

 

Será interessante usar um alto-falante de bom rendimento para se obter um bom som.

Para provar, basta ligar S2 e ajustar P1 para que se tenha o ruído semelhante ao motor de uma moto. Depois, aperte S1 para verificar a buzina. Troque os valores de R1 e R2 se não gostar dos sons produzidos.

 

 

Q1 - BC547 ou BC548 - transistor NPN de uso geral

Q2 - BC557 ou BC558 - transistor PNP de uso geral

S1 - Interruptor de pressão NA

s2 - Interruptor simples

B1 - 3 ou 6 V - 2 ou 4 pilhas pequenas

FTE - alto-falante pequeno de 4 ou 8 Ω

R1 - 100 k Ω x 1/8 W - resistor - marrom, preto, amarelo

R2 - 22 k Ω x 1/8 W - resistor - vermelho, vermelho, laranja

R3 - 1,2 k Ω x 1/8 W - resistor - marrom, vermelho, vermelho

C1 - 470 nF - capacitor cerâmico ou poliéster

P1 - 1,0 M ou 1,5 M - potenciômetro - ver texto

 

Diversos:

Ponte de terminais, suporte para pilhas, caixa para montagem, botão para P1, fios, solda, etc.