Este circuito é um provador de continuidade com dois LEDs, servindo para a comprovação de estado de uma infinidade de componentes eletrônicos, fios, interruptores, e mesmo motores e eletrodomésticos comuns.

Trata-se de um projeto ideal para o iniciante que deseja ter um primeiro aparelho de prova em sua bancada.

Na prova temos dois LEDs. Quando ligamos o aparelho, um dos LEDs permanece aceso. Provando algum componente ou circuito, se houver continuidade, os dois LEDs passam a piscar alternadamente. Tanto menor a resistência (maior continuidade), mais rapidamente piscam os LEDs.

A freqüência das piscadas é determinadas pelos capacitores C1 e C2. Outros valores , diferentes dos indicados podem ser experimentados, desde que estejam na faixa de 2,2 µF a 47 µF.

Na figura 1 temos o diagrama completo do provador.

 

Figura 1- Diagrama desenhado a mão pelo autor - Newton C. Braga
Figura 1- Diagrama desenhado a mão pelo autor - Newton C. Braga

 

Como se trata de montagem indicada ao iniciante, o ideal é a sua realização com base numa ponte de terminais, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 - Disposição na ponte de terminais, desenhada pelo autor.
Figura 2 - Disposição na ponte de terminais, desenhada pelo autor.

 

Esta ponte de terminais poderá ser posteriormente instalada numa caixinha de plástico para maior facilidade de transporte e uso.

Os LEDs podem ser da mesma cor ou de cores diferentes, mas na sua montagem observe a polaridade. Os resistores são de 1/8 W e os capacitores devem ter tensões de trabalho a partir de 6 V.

S1 é opcional já que podemos desligar a alimentação, simplesmente retirando as pilhas do suporte. Os transistores admitem equivalentes e as pontas de prova podem ser improvisadas com pregos comuns isolados no local de segurar.

Para provar o aparelho basta ligar S1 e encostar uma ponta de prova na outra. Os LEDs devem piscar alternadamente, indicando a continuidade. Quando separadas as pontas, apenas um dos LEDs deve ficar aceso.

Para usar, basta encostar as pontas de prova no componente ou circuito em teste. O circuito ou componente em teste deve estar sempre desligado.

 

Semicondutores:

Q1, Q2 - BC548 ou equivalentes - transistores NPN de uso geral

LED1, LED2 - LEDs comuns de qualquer cor

 

Resistores:

R1, R4 - 470 Ω x 1/8 W - amarelo, violeta, marrom

R2, R3 - 10 k Ω x 1/8 W - marrom, preto, laranja

 

Capacitores:

C1, C2 - 10 µF - eletrolíticos

C3 - 100 µF - eletrolíticos

 

Diversos:

PP1, PP2 - Pontas de prova - ver texto

S1 - Interruptor simples

B1 - 6 V - 4 pilhas pequenas

Ponte de terminais, caixa para montagem, suporte de pilhas, fios, solda, etc.