Com apenas três componentes improvisados produziremos ondas eletromagnéticas, ou seja, ondas de rádio que poderão ser captadas por um receptor de rádio comum AM a distâncias de até alguns metros.

Na demonstração com este transmissor, que funciona segundo o mesmo princípio usado por Marconi, poderemos transmitir mensagens telegráficas.

Com esta experiência mostraremos que as variações muito rápidas das correntes num circuito produzem perturbações eletromagnéticas que se propagam pelo espaço na velocidade da luz. São as ondas eletromagnéticas usadas nos serviços de comunicações como o rádio, televisão, telefone celular, satélites, etc.

A demonstração também permite fazer com que as ondas atravessem obstáculos como paredes, já que os sinais do nosso transmissor experimentais podem ser recebidos numa sala adjacente.

 

Funcionamento

As interrupções muito rápidas da corrente, quando esfregamos um fio numa lima, podem gerar oscilações em frequências muito altas, entre 100 000 e 10 000 000 de vibrações por segundo ou Hertz (Hz).

Estas oscilações, quando levadas a uma antena, produzem ondas ou perturbações eletromagnéticas que se propagam pelo espaço na forma de ondas de rádio.

O que fazemos então é ligar uma bobina que pode "concentrar" essas oscilações a uma lima, que produz as variações e a uma pilha que fornece energia.

O receptor nada mais é do que um rádio AM comum, colocado fora de estação. O circuito que descrevemos não tem frequência fixa, ou seja, o sinal produzido se espalha e pode ser captado em vários pontos do mostrador do rádio.

Trata-se mais de um ruído, semelhante ao que os primeiros transmissores de Marconi e Landel de Moura produziam.

No caso de Marconi, as variações rápidas da corrente eram produzidas por um gerador que fazia faíscas saltarem entre duas pontas de metal. As vibrações rápidas das cargas dessas faíscas eram responsáveis pela produção das ondas.

A operação do transmissor não pode ser feita com longo alcance, devido justamente ao espalhamento dos sinais, o que causaria interferências, mas no nosso caso, como vamos usar uma antena curta, o alcance será de apenas alguns metros.

 

Montagem

Na figura 1 temos o diagrama completo do transmissor.

 

Figura 1- Transmissor elementar.
Figura 1- Transmissor elementar.

Na figura 2 temos o aspecto real da montagem.

 

Figura 2- Montagem do transmissor elementar.
Figura 2- Montagem do transmissor elementar.

 

A bobina L1 é formada por 20 a 40 voltas de fio esmaltado comum num bastão de ferrite. Esse bastão pode ser obtida num rádio antigo. A bobina L2 consiste em 10 voltas do mesmo fio com as pontas deixadas soltas com 1 metro ou mais, servindo de antena.

 

Demonstração

Ligue nas proximidades do transmissor um rádio AM fora de estação. Raspe o fio na lima. O ruído desta operação será transmitido para o rádio, Ana forma de ondas eletromagnéticas.

Explique que as variações da corrente geram as ondas. Demonstre que raspadas curtas são pontos e longas são traços no código Morse, o que permite a transmissão de mensagens.

* Explique como funciona o telégrafo sem fio

* Procure algo sobre a história do rádio

* Faça um cara com o transmissor de Marconi

* Verifique quem foi Landel de Moura

Não deixe o fio encostado na lima, pois pode ocorrer o desgaste rápido da pilha.

 

B1- Pilha grande

X1- Lima

L1, L2 - Bobinas, ver texto

Diversos: Rádio AM, etc.