Eis a versão mais simples que pode ser construída de uma luz rítmica com lâmpada neon. A lâmpada piscará no mesmo ritmo da música que tocar no seu aparelho de som, gravador ou mesmo rádio portátil.

O circuito é ultra-simples, pois tudo o que precisamos é da lâmpada neon, de um resistor e de um transformador. Este transformador é de alimentação com primário de 110/220 V e secundário de qualquer tensão entre 5 e 12 V com corrente de 150 a 300 mA.

O transformador neste circuito eleva a tensão do sinal de modo a poder excitar a lâmpada neon. A absorção de potência é bem pequena, de modo que o circuito não influi no nível do som do sistema.

 

Montagem

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 

Figura 1
Figura 1

 

O resistor R1 deve ser de 10 ? para potências do aparelho entre 1 e 10 W. Para entradas maiores, aumente o valor deste resistor. Para potências menores como, por exemplo, radinhos e gravadores, o resistor pode ser eliminado.

Na figura 2 temos a montagem do aparelho tendo por base uma ponte de terminais.

 

Figura 2
Figura 2

 

Nesta mesma figura temos o modo de se fazer a ligação do aparelho ao seu som. No caso de rádios portáteis e gravadores a ligação pode ser feita no próprio alto-falante ou no jaque de fone.

Para um sistema de som estereofônico, monte uma unidade para cada canal.

 

NE-1 - Lâmpada neon comum

T1 - Transformador - ver texto

R1 - resistor de 10 ? x 1 W - ver texto

Diversos:

Fios, solda, etc.