O Site do Hardware Livre - OSHW

Receptor Regenerativo Sensível (V168)

Encontrei este receptor de ondas médias numa antiga publicação de 1951. Trata-se de um receptor para a faixa de ondas médias mas que, com a troca da bobina, pode também sintonizar ondas curtas, do tipo regenerativo. Como todo o receptor deste tipo temos grande sensibilidade mas pouca seletividade, ou seja, o receptor tende a não separar as estações de frequências próximas. Trata-se portanto de um projeto experimental-didático, bastante interessante. Cuidado entretanto que ele não é isolado da rede de energia. O fone pode ser do tipo de cristal ou uma cápsula piezoelétrica do tipo usado em telefone. A regeneração que leva ao ponto ideal de funcionamento é ajustada em R2. A bobina é formada por 140 espiras de fio 28 AWG num tubo de plástico, PVC ou papelão de 1 polegada de diâmetro com tomada na 18ª espira a partir do lado de terra. A antena pode ter de 3 metros a 40 metros de comprimento. Para ondas curtas, reduza proporcionalmente as espiras da bobina. Observamos que a válvula 1-V pode ser substituída por um diodo 1N4004.

 

 Receptor Regenerativo Sensível
Receptor Regenerativo Sensível

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novidades de Outubro (OP196)

Ainda repercutindo nosso mês de aniversários, completamos o mês com a participação da IoT Latin America 2019 onde atendemos nossos amigos no estande da Mouser Electronics. Como sempre, tivemos a satisfação de encontrar amigos, colaboradores e clientes, trocando ideias sobre negócios e o futuro da tecnologia.

 

Leia mais...

Combustível
Não há crise de combustível, há excesso de automíveis.
Júlio Camargo A Arte de Sofismar - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)