Mostramos neste artigo um canal de um excelente amplificador estereofônico utilizando as conhecidas válvulas EL84 ou 6BQ5. O circuito pode ser alimentado por diversas tensões de entrada e tem diversas impedâncias de saída dadas pelo código do fabricante do circuito, já que se trata de circuito comercial.

Este circuito é encontrado em amplificadores da marca Geloso (Itália) tendo feito muito sucesso nas décadas de 50 e 60. A saída em push pull fornece algo em torno de 10 W de saída.

O transformador de alimentação fornece uma tensão de saída de 250 V sendo usados diodos no setor de retificação, o que era um grande avanço para a época.

Além das válvulas, os componentes críticos são os transformadores. No caso do transformador de saída devem ser usados tipos específicos para as válvulas indicadas, mas para o transformador de força podem ser feitas adaptações.

Veja que o transformador de força tem um secundo enrolamento de tensões menor que alimenta o setor do pré-amplificador de modo independente.

Na figura 1 o diagrama completo do amplificador para um canal.

 

 Diagrama completo do amplificador.
Diagrama completo do amplificador.