Encontramos numa antiga revista de nossa coleção, do ano de 1958, este interessante circuito de um teste de isolamento que pode aplicar até 1500 V num teste, cujo indicador é uma simples lâmpada neon.

As válvulas usadas são as populares 1B3, na época usadas como retificadoras de alta tensão em televisores. Duas delas formam um retificador que gera até 1500 V para testes de isolamento selecionados por uma chave.

O componente crítico, além das válvulas é o transformador. Uma versão atual deste circuito pode ser elaborada utilizando-se diodos retificadores de alta tensão que podem ser conseguidos em televisores fora de uso. Um auto-transformador pode ser usado para gerar a alta tensão.

Observe ainda que os capacitores usados  devem ter uma tensão de trabalho de pelo menos 600 V. Use tipos de poliéster para esta finalidade. A corrente do transformador é muito baixa, da ordem de 20 mA.

Veja no nosso artigo Fontes Para Aparelhos valvulados como construir uma fonte alternativa para este circuito.

Lembramos que os testes  com este aparelho são exclusivamente para circuitos e dispositivos que suportem as tensões geradas. Na figura 1 o diagrama completo do aparelho.

 

Figura 1 - Diagrama completo do teste de isolamento.