O Site do Hardware Livre - OSHW

Válvulas (V998)

Os rádios antigos em lugar dos transistores que ainda não existiam utilizavam como componentes ativos as válvulas. Uma válvula consiste num tubo de vidro (ou de metal) do interior do qual é retirado todo o ar, e onde existem certos elementos metálicos que são dispostos de tal maneira a lhe dar um comportamento elétrico específico.

Nota: esta é uma das muitas versões de artigos que explicam o que são e como funcionam as válvulas. Esta foi retirada de um livro nosso de 1998.

Podemos separar as válvulas em dois grupos para facilitar a nossa explicação de sua utilização.

a) Válvulas diodos: estas são válvulas que se comportam exatamente como os diodos semicondutores sendo, portanto, usadas nas mesmas funções. Estas válvulas conduzem a corrente num único sentido podendo ser usadas na detecção de sinais de rádio ou então na retificação de correntes.

Uma válvula diodo possui os seguintes elementos internos, mostrados na figura 1 onde também temos seu símbolo: um filamento que deve ser aquecido por uma corrente para que a válvula funcione.

 


|- CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR -|

 

Este filamento é feito de tungstênio como nas lâmpadas comuns. Um catodo que ao ser aquecido pelo filamento emite elétrons emitidos pelo catodo.

Tipos comuns de válvulas diodo encontrados nos rádios antigos são a 5Y3, 35W4, etc.

b) Válvulas triodo e outras: estas são as válvulas que amplificam os sinais sendo, portanto, equivalente dos transistores nos rádios antigos.

A válvula triodo é a que mais se aproxima do transistor em equivalência pelo número de elementos que possui e pela capacidade de ampliação de sinais se bem que em funcionamento opera de modo completamente diferente.

A válvula triodo possui um filamento para aquecer seu catodo o qual emite elétrons para uma placa ou anoto, exatamente como a válvula diodo. Existe, entretanto, entre o anodo e o catodo um elemento adicional denominado grade em vista de seu formado o qual pode controlar o fluxo de elétrons e portando a corrente no interior da mesma.

Na figura 2 temos os aspectos desta válvula, seu símbolo e a disposição interna de seus elementos.

 


|- CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR -|

 

Válvulas como estas podem ser encontradas em muitos rádios antigos aparecendo com denominações como 6C4, 6AV6, etc.

Em outros tipos de válvulas pode-se em lugar de uma única grade ter outras.

Assim, para o caso de duas grades teremos uma válvula tetrodo, para três grades um pentodo e assim por diante havendo inclusive tipos de válvulas que possuem até mais de 5 grades.

Além das válvulas indicadas existem as duplas e até mesmo triplas. Nestes casos conforme mostra a figura 3 temos num único vidro ou invólucro peças que formam duas válvulas separadas em funcionamento como, por exemplo, dois diodos, dois triodos ou ainda um diodo, um triodo e um pentodo, etc. Estas válvulas múltiplas aparecem em alguns tipos de televisores antigos.

 


|- CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR -|

 

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

As Atividades do Momento (OP193)

Tivemos duas semanas cheias com lançamentos de livros, eventos, entrevistas e encontros importantes que certamente reverterão em benefícios para aqueles que nos acompanham, tanto no nosso site como em nosso canal de vídeo. Começamos pela entrevista dada ao Luis Carlos Burgos do site Burgos Eletrônica em que falamos um pouco de nossa vida profissional e de nossas pretensões para o futuro.

Leia mais...

Experiência
A experiência é a mestra de todas as coisas.(Rerum omnium magister usus.)
Cesar (101 44 a.C.) A Guerra Civil, II - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)