NOSSAS REDES SOCIAIS -

Fonte de alimentação estabilizada valvulada (V014)

 

A fonte estabilizada que descrevemos pode fornecer tensões de 200 V  a 300 V sob uma corrente máxima de 50 mA. Trata-se de circuito típico da era das válvulas, com aplicações na bancada de projetos valvulados. O grande problema deste circuito está na obtenção dos transformadores.

 

 

O transformador usado neste projeto deve ter enrolamentos de alta tensão de 350 + 350 V mais baixa tensão de 5 V para a válvula retificadora. Temos ainda um transformador adicional de 6 V para os filamentos das demais válvulas.

Observe a existência de uma válvula reguladora de tensão 85A2 que é uma espécie de zener-válvula utilizada nos circuitos daquela época como referência e regulagem de tensão. O circuito da fonte é dado na figura 1.

 

Figura 1 – Circuito da fonte valvulada

 

O instrumento M1 tem fundo de escala de 1 mA servindo para indicar a tensão de saída. Os ajustes da tensão de saída são feitos em dois potenciômetros, sendo um o ajuste fino.

A tensão de trabalho dos eletrolíticos da fonte deve ser de pelo menos 600 V e os resistores são de ½ W. O circuito é indicado para a rede de 220 V, mas pode funcionar na rede de 110 V com o uso de um transformador com primário para esta tensão.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mais novidades para 2020

Começamos o ano com força total. Além de novos artigos todos os dias no site, temos muitas novidades para aqueles que nos acompanham. Vídeos e podcasts com assuntos relevantes que podem ensinar muito sobre eletrônica e levar novidades aos makers, professores e inovadores que estão a procura de ideias temos dois livros para vocês.

 

Leia mais...

Eletrônica
Já ninguém entendia a eletricidade...
Millôr Fernandes (Dicionário de Idéias Imediatas) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)