NOSSAS REDES SOCIAIS -

Pequeno Amplificador Valvulado (V013)

Este amplificador foi utilizado na década de 50 em muitos toca-discos portáteis como os da Zenith, sendo acoplados a um pequeno toca-discos com cápsula de cristal. Atualmente, podemos usá-lo em projetos experimentais de intercomunicadores, toca fitas, toca-discos e outras aplicações.

O circuito utiliza três válvulas com os filamentos ligados em série e a alta tensão é obtida diretamente a partir da rede de energia, sem a necessidade de se usar transformador.

O único componente crítico, além das válvulas, é o transformador de saída, que pode ser obtido ainda de aparelhos de sucata. Trata-se de um pequeno transformador com 2 a 10k ohms de impedância. Na figura 1 temos o circuito completo do amplificador.

 

Figura 1 – Amplificador de três válvulas

 

A potência deste amplificador é pequena, da ordem de 2 W, mas a qualidade de som é muito boa. O circuito ainda prevê a ligação de um motor de toca-discos que pode ser substituído por um resistor de 120 ohms x 10 W.

O capacitor eletrolítico é de alta tensão e conforme podemos ver, o circuito é indicado para a rede de 110-120 V. A impedância de entrada é muito alta o que possibilita seu uso com fontes de sinais de baixa intensidade.

Observe entretanto que o circuito não é isolado da rede de energia, pois não usa transformador de alimentação. É uma desvantagem, pois exige que o aparelho fique encerrado em caixa à prova de contatos, mas ao mesmo tempo, elimina a necessidade de transformador de força.

 

Toca-discos antigo com amplificador deste tipo.

 

Lista de Material

 

Válvulas

35W4

12AV6

50C5

 

Resistores:

3,9 M ohms x 1;8 W

560k ohms x 1/8 W

150 ohms x ½ W

10 k ohms x ½ W

180 ohms x 7 W

2,2 M ohms x 1/8 W

100 k ohms x 1/8 W

 

Capacitores:

60 nF (47 nF) – polyester (2)

0,1 MFD (100 nF) – poliéster

100 pF (100 mmd) – ceramic

0,1 mfd (10 nF) – poliéster

20+20 mfd (20 + 20 uF ou 22 + 22 uF) – 150 V

 

Potenciômetros:

2 M – log

50 k – lin

 

Transformador de saída

Alto-falantes de 15 a 20 cm x 4 ou 8 ohms

Cabo de força, fios, chassi, solda, etc.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Terminando mais um ano (OP198)

Estamos chegando ao final de mais um ano de muito trabalho. Não temos que nos queixar de nossas realizações. Fizemos muito e constatamos que temos ainda muito mais por fazer. Os 365 dias de 2019 não foram suficientes para colocarmos em prática todas as nossas ideias, muitas das quais ficaram para o próximo ano.

 

Leia mais...

Tímido
O tímido chama-se cauteloso, o avarento parcimonioso. (timidus vocat se cautum, avarus parcum.)
Publício Siro (sec. 1 a.C.) - Sentenças - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)