O Site do Hardware Livre - OSHW

Osciloscópios Digitais Agilent Série 1000 e 2000(INS242)

Recebemos para análise e preparação de um novo livro um osciloscópio MSO-X-2024 da Agilent. Ficamos impressionados com seu desempenho e com seus recursos. Neste artigo mostramos o que este osciloscópio pode fazer e como o leitor pode ter um osciloscópio de excelentes recursos por um custo acessível (em torno de R$ 1000,00), optando pelos tipos da série 1000 de dois canais.

Dentro de sua linha de instrumentação eletrônica a Agilent (www.agilent.com.br) disponibiliza uma linha de osciloscópios de custo acessível e um desempenho excelente que atende às necessidades de profissionais da eletrônica de todos os setores, professores, escolas, projetistas e amadores.

Para a elaboração de um novo livro sobre osciloscópios, a Agilent nos enviou um osciloscópio de 4 canais para 200 MHz que nos impressionou pelo seu desempenho e recursos. Este tipo avançado, entretanto, nada deixa a dever aos tipos mais simples da série 1000 que são osciloscópios digitais de dois canais de alto desempenho.

 

Osciloscópio MSO-X-2024A da série 2000 da Agilent

 

Osciloscópio digital da série 1000B

 

Estes osciloscópios de 70 a 200 MHz, possuem recursos que osciloscópios analógicos comuns não têm.

Por exemplo, os instrumentos em questão possuem voltímetros (DVM) integrados que apresentam na tela os valores principais das formas de onda observadas como a frequência e a amplitude.

Com o uso de cursores é possível selecionar um ponto qualquer de uma forma de onda observada e conhecer com isso o valor instantâneo de sua amplitude, conforme mostra a figura 1.

 

Valores da amplitude e tempo da forma de onda observada

Os osciloscópios da série 2000 possuem um gerador de sinais interno que pode ser usado de diversas formas.

Outro recurso muito importante que estes osciloscópio possuem é a capacidade de transferir as formas de onda capturadas para uma memória ou ainda para um pen drive ou um PC. Isso é feito através de saídas disponíveis no painel traseiro.

Na figura 2 temos um exemplo de forma de onda capturada e transferida para um PC através de um programa que a a Agilent disponibiliza no seu site.

 

Imagem capturada por programa no PC

 

A imagem da figura 1, por exemplo, foi obtida transferindo-se diretamente a imagem da tela para um pen drive.

Os osciloscópios da série 2000 oferecem ainda a opção do usuário acrescentar mais recursos na hora da compra como:

 

 

Outra vantagem importante que o usuário destes osciloscópios encontram é a vasta documentação em português disponível no site da Agilent.

Nosso destaque é o kit de treinamento indicado a professores (e também estudantes) disponível nos link:

 

Para os osciloscópios da série 2000:

http://cp.literature.agilent.com/litweb/pdf/75010-97008.pdf

 

Para os osciloscópios da série 1000:

http://cp.literature.agilent.com/litweb/pdf/54136-97008.pdf

 

 

Estes documentos estão em português.

Estaremos em breve lançando um novo livro que tratará dos fundamentos do osciloscópio, Osciloscópio - Primeiros Passos, ideal para quem deseja ter uma idéia melhor de como funciona este instrumento, antes de partir para a compra de um. Escrevemos este livro baseados nos osciloscópios da Agilent que indicamos aos leitores.

 

Veja as especificações completas destes osciloscópios no link:

http://cp.literature.agilent.com/litweb/pdf/5989-9368PTBR.pdf

 

 

A Farnell está com uma oferta para a venda do osciloscópio digital Agilent de 50 MHz por R$ 999,00 na FIEE. Não perca esta oportunidade e em breve um livro nosso ensinando como usá-lo.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

As Atividades do Momento (OP193)

Tivemos duas semanas cheias com lançamentos de livros, eventos, entrevistas e encontros importantes que certamente reverterão em benefícios para aqueles que nos acompanham, tanto no nosso site como em nosso canal de vídeo. Começamos pela entrevista dada ao Luis Carlos Burgos do site Burgos Eletrônica em que falamos um pouco de nossa vida profissional e de nossas pretensões para o futuro.

Leia mais...

Talento e Gênio
O talento sem gênio é pouca coisa. O gênio sem talento não é nada. (Le talent sans gênie est peu de chose, Le gênie sans talent nest rien.)
Paul Valéry (1871 - 1945) - Miscelânea - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)