O Site do Hardware Livre - OSHW

Notações e textos no Multisim (ART1182)

Um esquema é um retrato de um equipamento eletrônico, mostrando componentes e ligações, valores e eventualmente formas de onda. No entanto, isso nem sempre é tudo que o projetista deseja armazenar sobre um circuito. Anotações, observações podem ser importantes como, por exemplo, uma lista de material mais detalhada. Como fazer isso é o que explicamos nesse artigo.

Em uma série de artigos temos explorados recursos importantes do Multisim, baseados na última versão, lembrando que esse útil software de projeto e simulação de circuitos eletrônicos agora é da National Instruments (www.ni.com).

Um dos recursos importantes que todo usuário do Multisim 11 deve conhecer é como agregar textos e fazer anotações num diagrama para facilitar uma posterior consulta ou mesmo elaboração do projeto na prática.

Essas anotações podem incluir uma lista de material, detalhes de componentes não dados no próprio diagrama original, netlists, estatísticas do esquema, referência cruzada, etc.

As listas de material, por exemplo, podem ser muito importantes para a elaboração da placa de circuito impresso, pois devem dar informações que sozinhos os componentes usados no desenvolvimento não trazem.

 

Essas listas podem então incluir:

* Quantidade de cada tipo de componente

* Valores, tolerâncias e dissipações (no caso de resistores) ou tensões de trabalho (no caso de capacitores).

* Invólucro com as dimensões de componente

* Fabricante ou ainda opções como a necessidade de dissipadores de calor.

 

Analisemos as principais informações que podem ser armazenadas na base de dados para um componente em particular.

A Netlist Report proporciona informações sobre a conectividade do circuito para cada componente. Na figura 1 mostramos como: selecionar essa lista.

 

Figura 1
Figura 1

 

* Nome da rede (net name)

* Página (nome do arquivo - filename)

* Pin (nome lógico do pino)

 

Na figura 2 temos um circuito tomado como exemplo, para o qual posteriormente, na figura 3 mostraremos a Netlist.

 

Figura 2
Figura 2

 

Figura 3
Figura 3

 

A lista é mostrada parcialmente, para que o leitor tenha uma idéia de como ela funciona.

O Cross Reference Report (Informação de referência Cruzada) proporciona uma lista detalhada de todos os componentes e sua localização no projeto.

A estatística do esquema (Schematic Statistics Report), fornece as seguintes informações sobre um circuito.

 

* Componentes - número total de componentes (componentes reais e virtuais)

* Componentes reais - componentes que podem ser comprados

* Componentes virtuais - componentes que não podem ser comprados

* Gates (portas) - número total de portas usado no projeto

* Nets (redes) - número total de conexões entre pinos

* Pinos na rede (pins in the net0

* Unconnected pins (pinos não conectados)

* Total de pinos - pinos, redes e pinos não conectados

* Páginas

 

Blocos hierárquicos - número dotal de blocos usados ou número de cópias do mesmo bloco.

* Blocos hierárquicos únicos

* Subcircuitos - quantidade que se repetem

* Subcircuitos únicos

 

Na figura 4 temos um exemplo dessa lista para o mesmo circuito mostrado na figura 2.

 

Figura 4
Figura 4

 

Temos depois o Spare Gate Report que lista as partes não usadas de componentes ou portas. Observe que o Multisim possui um otimizador de portas (gate optimizer) que, ao ser chamado, automaticamente vai ajustar o número de portas e funções usadas ao menor número de chips. Para chamar o otmizador basta clicar em Tools/Rename/Renumber Componentes e então selecionar Gate Optimizer.

 

Anotações gráficas

Uma barra de ferramentas para se anotar coisas no diagrama que está sendo desenvolvido está disponível no Multisim. Conforme mostra a figura 5. Basta clicar em Place Graphic para acessá-la.

 

Figura 5
Figura 5

 

Da mesma forma, podemos selecionar na mesma caixa de diálogo a opção texto. Escrevendo um texto, podemos rodeá-lo por um retângulo, conforme mostra a figura 6.

Nessa mesma figura temos um exemplo de uso da opção ¨comentários¨ (Comment). Quando a selecionamos, colocamos no diagrama um pequeno ícone que ao ser clicado apresenta um texto informativo ou ainda um comentário sobre um componente, uma ligação. O texto permanece oculto, aparecendo apenas quando clicamos no ícone.

Também é possível colocar diretamente textos sobre o diagrama clicando-se no botão direito do mouse e selecionando-se a opção Place Graphic que aparece na caixa de diálogo.

 

Figura 6
Figura 6

 

Temos finalmente na parte gráfica, o Circuit Description Box que permite colocar uma descrição geral de um circuito ou ainda colar bitmaps, som e até mesmo um vídeo. Num projeto de robótica, por exemplo, pode-se colocar um filme mostrando um circuito atuando sobre um motor.

Para usar esse recurso, selecionamos Circuit Description Box selecionando essa caixa em Tools/Description Box, conforme mostra a figura 7.

 

Figura 7
Figura 7

 

A caixa que se abre é semelhante à usada pelo Word permitindo a elaboração de um documento completo, por exemplo, uma descrição do princípio de funcionamento do circuito, incluindo-se imagens e até mesmo filmes e som, conforme citamos.

 

Blocos de Títulos

Evidentemente, depois de tudo isso, o projeto precisa receber um nome e para isso, existe o editor de títulos, com a introdução de vários campos na área de trabalho. Para chamar essa opção e usá-la clicamos em Place/Title Block, conforme mostra a figura 8 e no quadro que se abre escolhemos, por exemplo, a opção Default.

 

Figura 8
Figura 8

 

O bloco de identificação colocado na tela é então o mostrado na figura 9 , para o amplificador operacional que tomamos como exemplo.

A posição na tela e o preenchimento do bloco ficam á critério do usuário.

Outros modelos de blocos estão disponíveis e o tipo de letra a ser usado no seu preenchimento também pode ser escolhido pelo usuário. Para se criar um novo formato de bloco de identificação basta selecionar Tools/Title Block Editor.

 

Figura 9
Figura 9

 

 

Conclusão

Mais uma vez exploramos uma pequena parcela dos recursos do Multisim, mostrando ao leitor as possibilidades quase que ilimitadas desse software que vai muito além do uso educacional e amador, mas tem recursos que o tornam uma poderosa ferramenta de uso profissional.

O leitor com o tempo, explorando os recursos a partir das informações que demos nesse artigo, descobrirá muito mais e certamente vai aproveitar ao máximo o que investiu nesse software.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

O Eventos de Maio (OP191)

Neste mês de maio, além das novidades do site, tivemos a participação em eventos de grande peso, que repercutiram de forma bastante positiva nas redes sociais (veja fotos em nosso Instagram ou Facebook).

Leia mais...

Erros
Os erros de uns são liçes para outros; estes acertam porque aqueles erraram.
Marquês de Maricá (1775 1848)- Máximas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)