O Site do Hardware Livre - OSHW

GPM - CLP Com IHM Incorporada (ART1166)

Um recurso de automação que cada vez se torna mais importante na indústria é GPM ou Controlador Lógico Programável com Interface Homem-Máquina Incorporada. Neste artigo, baseados em documentação da Metaltex, mostraremos um desses controladores, levando aos leitores especializados em automação entender um pouco de seu funcionamento, e como eles podem ser úteis numa aplicação.

Na linha de produtos da Metaltex (www.metaltex.com.br) destacamos então o GPM-18. Esse produto consiste num Controlador lógico-programável (CLP) com interface homem-máquina (IHM) incorporada. Na foto temos o aspecto deste dispositivo.

 

 

O GPM-18 da Metaltex é dotado de 10 entradas digitais, sendo 2 entradas de 32 bits, 200 kHz e 8 saída digitais a relé ou transistor. No caso de transistores, ele possui 6 saídas padrão e 2 saídas rápidas, até 400 kHz.

Ele possui ainda funções pré-definidas, senhas de proteção e capacidade de programação de 3 k (3 000 passos).

Opcionalmente é possível adquirir cartões de expansão com duas entradas para termopares tipo K e duas saídas digitais para controle com PID. Ou ainda, duas entradas para termo-resistências PT-100 e duas entradas analógicas de tensão 0-5 V e 0-10 V de 14 bits (com seleção via software).

O dispositivo utiliza procolo ModBus de comunicação e comunica-se através de duas portas seriais (Rs232 e RS485).

Para programá-lo é muito simples. Basta utilizar os softwares que acompanham o produto. GP-Software (Programação Ladder e lista de instruções) e IG-Software (programação de telas), ambos em português. Este manual de programação pode ser baixado no próprio site da Metaltex, em português. Sugerimos aos leitores que baixem este manual e dêem uma olhada de como é fácil programar o GPM-18 e verifiquem também todos os recursos que ele possui.

Na figura 1 temos as conexões disponíveis.

 

As conexões do GPM-18.
As conexões do GPM-18.

 

Outro destaque do GPM-18 é a disponibilidade de 8 teclas para funções definidas via software, teclado numérico, 6 teclas de acesso e tela sensível ao toque (touch screen sensitive).

O CLP possui ainda relógio calendário e retenção de dados.

Na tabela abaixo, temos as especificações elétricas:

 

 

O GPM-18 conta ainda com diversos dispositivos acessórios como as expansões GP-PT2AD2-8D e GP-PT2AD2DA1-BD.

 

 

Outros dispositivos acessórios são os módulos para comunicação remota Modbus, disponíveis em diversas configurações.

 

 

Para mais informações sobre este produto e sua utilização, consulte a Metaltex. Sua equipe de engenheiros estará pronta para ajudá-lo.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

As Atividades do Momento (OP193)

Tivemos duas semanas cheias com lançamentos de livros, eventos, entrevistas e encontros importantes que certamente reverterão em benefícios para aqueles que nos acompanham, tanto no nosso site como em nosso canal de vídeo. Começamos pela entrevista dada ao Luis Carlos Burgos do site Burgos Eletrônica em que falamos um pouco de nossa vida profissional e de nossas pretensões para o futuro.

Leia mais...

Tempo
Querer ser de seu tempo é estar, já ultrapassado. (Vouloir être de son tempos, cest déj être dépassé.)
Ionesco Notas e Contranotas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)