Conheça o TLC555M - 555 CMOS (ART537)

Escrito por Newton C Braga

A versão CMOS do circuito integrado 555 apresenta características de baixo consumo e impedância de entrada extremamente alta que o tornam ideal para aplicações de baixo consumo, principalmente se considerarmos que sua faixa de alimentação vai de 2 a 18 V. Este artigo aborda as principais características desta versão do conhecido CI temporizador.

O circuito integrado 555, sem dúvida alguma, é um dos mais populares de todos os tempos, com uma venda estimada de mais de 1 bilhão de unidades desde sua criação.

No entanto, com o passar dos anos, além de muitos fabricantes diferentes produzirem suas próprias versões do 555, alguns lançaram variações em torno do tipo original como versões de baixo consumo, baixa tensão de alimentação e CMOS.

A versão que apresentamos é a da Texas Instruments e é fabricada em tecnologia LinCMOS com o circuito equivalente ao tipo original, mostrado em blocos na figura 1, mas com características elétricas melhoradas.

 

Tecnologia LinMOS
Tecnologia LinMOS

 

Além do baixo consumo e baixas tensões de alimentação, o 555 CMOS pode alcançar freqüências de 2 MHz o que não ocorre com a versão bipolar que está limitada aos 500 kHz.

Na figura 2 temos então o invólucro deste circuito integrado que em nada difere da versão bipolar equivalente.

 

Invólucro do TLC<span class=
Invólucro do TLC555M

 

O circuito integrado TLC555 tem ainda como característica importante uma resistência de entrada de 1012 ?, e permite que um ciclo ativo de 50% seja obtido com apenas um resistor e um capacitor externo.

Seu consumo típico com uma alimentação de 5 V é de apenas 1 mW. A saída complementar CMOS pode drenar correntes até 100 mA e fornecer correntes até 10 mA.

Uma característica importante desta configuração é que ele não produz picos de corrente agudos nas transições o que elimina a necessidade de grandes capacitores de desacoplamento, como normalmente é exigido pelas aplicações do bipolar 555.

A configuração básica do TLC555 astável é a bem conhecida dos leitores e é mostrada na figura 3.

 

Configuração básica do TLC<span class=
Configuração básica do TLC555M

 

 

Características:

 

 

 

Utilização

O circuito integrado TLC555 pode substituir a versão bipolar do 555 na maioria das aplicações com a vantagem de um menor consumo e maior velocidade.

O único ponto a ser observado é a sua capacidade menor de fornecimento e drenagem de corrente que pode exigir uma etapa impulsora (driver) de saída no circuito utilizado com maior sensibilidade.

Nas aplicações que são alimentadas por pilhas e baterias, o uso da versão CMOS pode significar uma maior autonomia de funcionamento que deve ser considerada num projeto.

 

Datasheet do TLC555M