NOSSAS REDES SOCIAIS -

Monitor de Corrente tipo Shunt Revive Medidores de Bobina Móvel (INS180)

Este artigo foi baseado em documentação da Texas Instruments de 2008. Sugerimos verificar a disponibilidade dos componentes indicados antes de sua implementação prática.

Em artigo de Thomas Kugelstadt da Texas Instruments (www.ti.com) encontramos a descrição de uma interessante solução prática para utilização dos medidores de bobina móvel, já não mais usados com muita freqüência, mas que pode ser aproveitado em inúmeras aplicações práticas onde menor precisão é necessária. Dentre estas aplicações podemos citar um recarregador de bateria, onde a corrente de carga não precisa ser mostrada com precisão. A idéia básica do projetado apresentado no artigo é de um medidor de corrente de 0 a 100 mA que faz uso de um galvanômetro de bobina móvel com 15 mA de fundo de escala. O circuito é mostrado na figura 1.

 


 

O circuito apresentado utiliza uma fonte de alimentação separada para o indicador e o valor do shunt determina o fundo de escala. Veja que a tensão do circuito monitorado pode estar entre -16 V e +80 V.

Na verdade, com a escolha do resistor de shunt pode-se ter trezes fundo de escala diferentes, entre 1 uA e 1 A. A idéia é utilizar um monitor de corrente tipo shunt como os da família INA19x, que simplificam enormemente o projeto de indicadores de bobina móvel. A idéia básica do projeto é sensoriar a queda de tensão no resistor de shunt e a partir dela fornecer uma tensão proporcional na saída. Neste circuito o ganho escolhido é de 20 V/V o que significa uma tensão de saída de 2 V á plena escala (100 mA). Para excitar o indicador de bobina móvel utiliza-se um amplificador operacional OPA344 que fornece a corrente correspondente ao seu fundo de escala de 15 mA. O resistor Rs2 é que determina este ganho. Na figura 2 temos o diagrama simplificado do INA19x utilizado nesta aplicação.

 


 

O INA193 é apenas um dos membros da família. Os outros, INA194 e INA195 possuem ganhos diferentes enquanto que os três outros INA196, INA197 e INA198 são funcionalmente idênticos, mas possuem outra pinagem.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Terminando mais um ano (OP198)

Estamos chegando ao final de mais um ano de muito trabalho. Não temos que nos queixar de nossas realizações. Fizemos muito e constatamos que temos ainda muito mais por fazer. Os 365 dias de 2019 não foram suficientes para colocarmos em prática todas as nossas ideias, muitas das quais ficaram para o próximo ano.

 

Leia mais...

Talento e Gênio
O talento sem gênio é pouca coisa. O gênio sem talento não é nada. (Le talent sans gênie est peu de chose, Le gênie sans talent nest rien.)
Paul Valéry (1871 - 1945) - Miscelânea - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)