O Site do Hardware Livre - OSHW

Conversor de 0-5 V para sensores de 4-20 mA (INS177)

Este circuito é de 2004 tendo sido preparado com base em documentação da Maxim. Sua viabilidade depende apenas da disponibilidade dos componentes utilizados.

O circuito apresentado, sugerido num Application Note da Maxim, converte os sinais de sensores de corrente que operam na faixa de 4 a 20 mA num sinal de 0 a 5 V, empregando apenas dois circuitos integrados.

Trata-se de aplicação ideal para compatibilizar sensores industriais com as características de entrada de conversores analógicos-para-digitais (ADC).

O circuito completo é mostrado na figura 1 e consta de dois circuitos integrados da Maxim.

 


 

O primeiro consiste num amplificador sensor de corrente (IC1) e emprega um comparador/referência/amplificador operacional, que o circuito integrado IC2 de modo a gerar uma saída referenciada ao terra. Essa saída vai ser de 0 V usando a corrente no sensor for de 4 mA e de 5 V quando a corrente no sensor for de 5 V.

O circuito integrado IC1 já fornece uma saída de 1,25 V para uma corrente no sensor de 4 mA e uma tensão de 6,25 V quando a corrente é de 20 mA. A conversão de faixa de valores é feita justamente em IC2.

Na verdade, o comparador com IC2 gera tensões de 0,05 a 5,045 V, e seu ganho é unitário.

Veja que é importante que os resistores utilizados sejam de 1% de tolerância. Uma análise pelo método de Monte Carlo mostra que no pior caso possível, o erro de saída é de 5% devido principalmente aos descasamentos de resistências.

Mais informações sobre este aplicativo podem ser obtidas no site da Maxim, em www.maxim.com.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Ser não ser honesto (OP192)

Não há dúvida de que estamos passando por uma época de transformações políticas e sociais. Já não se admite desonestidade na política, e evidentemente em qualquer outro tipo de atividade em nosso país. A pressão tem sido cada vez maior no sentido de erradicar este mal, mas infelizmente ainda vemos que em alguns setores, esta mentalidade parece não estar mudando com a devida velocidade.

Leia mais...

Democracia
A democracia seria o regime ideal se a liberdade solucionasse o problema econômico.
Júlio Furtado A Arte de Sofismar - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)