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Descobrindo Fusíveis Queimados sem Retirá-los do circuito (INS175)

Neste artigo de 2006, feito com base em material da Fluke, descrevemos uma técnica muito interessante para descobrir fusíveis queimados no circuito. Assunto de grande interesse para os eletrotécnicos.

A Fluke (www.fluke.com) possui em sua documentação técnica muitos documentos com casos reais e também com dicas para o uso de seus instrumentos. Desta vez escolhemos o modo de se descobrir qual fusível está queimado numa instalação elétrica trifásica que alimenta um motor, pela simples medida da tensão nos fusíveis. O instrumento usado foi é o multímetro digital.

No procedimento normal, costuma-se retirar os fusíveis do circuito e testá-los um a um. No entanto, a dica dada pela Fluke é interessante, pois evita isso. A recomendação inicial é que, como as medidas são de tensão em um circuito vivo, o operador deve estar devidamente protegido com luvas isolantes.

É claro que, o primeiro passo no procedimento consiste em se fazer uma verificação visual dos fusíveis, pois se pode facilmente perceber em alguns casos um sinal de dano maior num deles, o que já mostraria a necessidade de sua substituição.

Em seguida, deve ser feita uma verificação da presença de tensão do lado de alimentação dos fusíveis, conforme mostra a figura 1. Depois disso, existem alguns métodos que podem ser adotados para se descobrir qual fusível está queimado.

 

 

A primeira possibilidade consiste em se realizar medidas de corrente.

 

1. Medida de corrente

Neste caso, um alicate amperométrico deve ser usado para se medir a corrente em cada fase. Na fase com a corrente zero teremos o fusível aberto. Este procedimento pode ser usado nos casos em que o motor ainda pode funcionar sem uma fase, o que ocorre em motores de indução, que ainda continuam funcionando sem uma fase. É claro que, antes de se fazer a substituição do fusível deve-se descobrir a causa de sua queima.

As possibilidades seguintes estão na medida de tensões.

 

2. Medidas de Tensão na Mesma Fase

Utilizando-se um alicate ou um voltímetro digital, meça a tensão em cada fusível. Coloque uma ponta de prova deve do lado da alimentação e a outra do lado do motor. Para um fusível bom, a queda de tensão deve ser zero volt. Uma queda de tensão de alguns milivolts é tolerável, dada a resistência do componente.

 

3. Medida fase-a-fase

Conecte a ponta de prova do lado da alimentação da fase A. Teste os fusíveis da fase B e C conectando a outra ponta de prova do lado da carga de cada fusível. Se os fusíveis B e C estiverem bom, será lida a tensão normal. Proceda da mesma forma combinando as outras fases. Se o fusível estiver aberto, a tensão lida será menor do que a normal. Por exemplo, para a tensão de fase de 480 V será lida uma tensão de 277 V.

 

 

Circuito Desligado

Uma vez que haja uma suspeita de fusível aberto, o circuito deve ser desligado. Para isso, proceda da seguinte forma:

* Desligue a chave que controla o circuito, mas lembre-se que mesmo com este procedimento o lado da alimentação da chave de controle permanece energizado.

* Como os fusíveis estão agora desligados, pode-se usar a função ? do multímetro digital para se fazer o teste de cada um. O fusível em bom estado deve ler zero ? ou muito próximo disso.

* Faça medidas adicionais nos suportes dos fusíveis, pois podem ocorrer problemas de contactos.

 

Os fusíveis devem ser sempre substituídos com o circuito desligado. Use sempre fusíveis com as mesmas características dos originais. Ao colocar o fusível sempre encaixe antes o lado da carga e depois o lado da alimentação.

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N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

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