Este artigo foi escrito em 2006 tomando como referência documentação da National Instruments. Sugerimos consultá-los sobre atualizações disponíveis do material descrito.

A presença de eletrônica nos automóveis aumenta a cada dia, tanto pelas exigências dos mercados como pela própria necessidade de se obter maior rendimento, conforto e segurança. A National Instruments conta com uma linha de instrumentos automotivos capaz de ajudar tanto no desenvolvimento de projetos como no teste em campo de equipamentos automotivos. Neste artigo mostramos como os recursos da National Instruments (www.ni.com) podem ajudar os profissionais do desenvolvimento de equipamentos de eletrônica automotiva.

As diversas etapas do desenvolvimento de equipamentos automotivos exigem um acompanhamento através de instrumentos de teste e simulação.

O uso do computador é fundamental nesses casos, mas também é importante contar com um interfaceamento inteligente capaz de proporcionar uma rápida transferência dos dados adquiridos nos equipamentos em desenvolvimento e teste além de um processamento eficiente dos mesmos.

A National Instruments conta com os recursos do LabWindows/CVI ANSI C, um ambiente de desenvolvimento e o Measurement Studio, um software especialmente projetado para desenvolvimento de produtos automotivos.

Além disso, conjuntos de ferramenta como o LabView Real Time Module, permitem a execução e controle em tempo real e o LabV iew Simulation Interface, permite a simulação terceirizada.

 

Instrumentação Modular, Aquisição de Dados e Condicionamento de Sinais

No teste e desenvolvimento de equipamentos automotivos é importante ter recursos de hardware que permitam conectar esses equipamentos ao processador para análise e controle.

A National Instruments conta para essa finalidade com recursos de instrumentação PXI Modular.

Esses recursos consistem em instrumentos moduladores compatíveis com PXI, PCI, PCMCIA e USB.

Tratam-se de módulos que incluem digitalizadores de alta velocidade, geradores de forma de onda, analisadores de espectro e voltímetros digitais.

Com o módulo PXI-4070 FlexDMM, por exemplo, podem ser feitas medidas precisas em aplicações que envolvam testes e projeto automotivos.

Esse módulo opera como multímetro digital de 6 1/2 dígitos com uma taxa de amostragem de 1,8 MS/s em alta tensão. Aplicações desse módulo incluem o teste de bateria, controle de motores assim como medida das tensões de ignição

 

Módulo PXI-4070 FlexDMM
Módulo PXI-4070 FlexDMM

 

Outros produtos da National Instruments incluem módulos para análise de som e vibrações.

O módulo NI 4472, por exemplo, possui 8 canais de entrada e um conversor de 24 bits, possibilitando a análise de sinais numa faixa dinâmica de 110 dB. No modo sincronizado ele aceita até 5 000 canais.

Para a aquisição de dados e condicionamento de sinais, a National Instruments possui uma linha especialmente indicada para aplicações automotivas.

A série S de DAQ opera com 10 Mega amostragens por segundo em entradas analógicas de 16 bits simultâneas com entrada de 42 Vdc.

A série E opera com 1,25 mega amostragens por segundo e entradas analógicas de 16 bits.

Num ambiente ruidoso como o de um automóvel, o condicionamento do sinal para análise é de vital importância.

Os produtos de condicionamento de sinais proporcionam um interfaceamento livre de ruídos para diversos tipos de sensores como células de carga, LVDTs, sensores de pressão, pares termoelétricos, RTDs e muitos outros.

A série SC, por exemplo, integra recursos de medida DAQ e condicionamento de sinais num único dispositivo que interfacear o barramento PXI de alto desempenho.

A série SCXI é uma plataforma de alta performance, alta densidade de sinal e comutação para medidas precisas e confiáveis de sinais de entrada e de saída.

SCC é um sistema modular portátil de condicionamento fácil de configurar.

 

 Sistema de condicionamento de sinal das séries SCXI e SCC  National Instruments.
Sistema de condicionamento de sinal das séries SCXI e SCC National Instruments.