Este artigo foi preparado em 2007 com base em documentação da Analog Devices. Trata-se de assunto importante para quem trabalha com sensores de pressão.

Em application note da Analog Devices (www.analog.com), sugere-se a excitação de sensores de pressão com tensão alternada, para se evitar problemas de ruídos.

O circuito mostrado no Application Note NA 683 usa uma fonte de sinal de 400 Hz para fazer a excitação do sensor, conforme mostra o circuito da figura 1.

 


 

Nesse circuito utiliza-se um amplificador operacional AD8221 que amplifica o sinal e um AD630AR cuja finalidade é demodular de modo sincronizado a forma de onda do sinal resultante.

Com esse procedimento, obtém-se na saída um sinal contínuo proporcional à pressão aplicada à ponte sensora. O sinal é livre de qualquer erro DC associado à entrada do amplificador, e o detector inclui compensação de offset e drift.

O sinal de entrada do AD8821 é uma tensão da mesma forma que o sinal na entrada do AD630AR. No entanto, depois do filtro RC de saída, o sinal é DC.

Nesse circuito, o sinal de 400 Hz é retificado, de modo que os erros DC sejam convertidos num sinal AC e removidos pelo AD630 e com isso um sinal preciso seja obtido.

O AD8221 é indicado para essa aplicação dado o seu elevado CMRR na faixa de freqüências, o que assegura que o sinal visado, que aparece como uma pequena diferença de tensão sobre uma tensão senoidal, seja amplificado e o sinal em modo comum seja rejeitado.

Na maioria dos amplificadores desse tipo o CMMR cai acima de 200 kHz enquanto que no circuito usado, e a rejeição continua alta até além dos 10 kHz.

Se não for possível alimentar o circuito com AC pode ser usado um circuito comutador usando chaves. O alto CMRR do AD8221 rejeitará as harmônicas de alta freqüência de um circuito desse tipo.