NOSSAS REDES SOCIAIS -

Medidas de pressão com excitação AC (INS172)

Este artigo foi preparado em 2007 com base em documentação da Analog Devices. Trata-se de assunto importante para quem trabalha com sensores de pressão.

Em application note da Analog Devices (www.analog.com), sugere-se a excitação de sensores de pressão com tensão alternada, para se evitar problemas de ruídos.

O circuito mostrado no Application Note NA 683 usa uma fonte de sinal de 400 Hz para fazer a excitação do sensor, conforme mostra o circuito da figura 1.

 


 

Nesse circuito utiliza-se um amplificador operacional AD8221 que amplifica o sinal e um AD630AR cuja finalidade é demodular de modo sincronizado a forma de onda do sinal resultante.

Com esse procedimento, obtém-se na saída um sinal contínuo proporcional à pressão aplicada à ponte sensora. O sinal é livre de qualquer erro DC associado à entrada do amplificador, e o detector inclui compensação de offset e drift.

O sinal de entrada do AD8821 é uma tensão da mesma forma que o sinal na entrada do AD630AR. No entanto, depois do filtro RC de saída, o sinal é DC.

Nesse circuito, o sinal de 400 Hz é retificado, de modo que os erros DC sejam convertidos num sinal AC e removidos pelo AD630 e com isso um sinal preciso seja obtido.

O AD8221 é indicado para essa aplicação dado o seu elevado CMRR na faixa de freqüências, o que assegura que o sinal visado, que aparece como uma pequena diferença de tensão sobre uma tensão senoidal, seja amplificado e o sinal em modo comum seja rejeitado.

Na maioria dos amplificadores desse tipo o CMMR cai acima de 200 kHz enquanto que no circuito usado, e a rejeição continua alta até além dos 10 kHz.

Se não for possível alimentar o circuito com AC pode ser usado um circuito comutador usando chaves. O alto CMRR do AD8221 rejeitará as harmônicas de alta freqüência de um circuito desse tipo.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Terminando mais um ano (OP198)

Estamos chegando ao final de mais um ano de muito trabalho. Não temos que nos queixar de nossas realizações. Fizemos muito e constatamos que temos ainda muito mais por fazer. Os 365 dias de 2019 não foram suficientes para colocarmos em prática todas as nossas ideias, muitas das quais ficaram para o próximo ano.

 

Leia mais...

Tempo
Matamos o tempo; o tempo nos enterra.
Machadoi de Assis (1839 - 1908) - Memórias Póstumas de Brás Cubas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)