O Site do Hardware Livre - OSHW

O Semáforo Problemático - Fluke (INS158)

Em sua documentação técnica a Fluke (www.fluke.com) conta com uma variedade de casos em que os instrumentos da empresa foram usados para encontrar a solução de um problema. No caso, descrevemos o modo como um Analisador de Qualidade de Energia Fluke 43B foi usado para encontrar problemas de funcionamento em um semáforo. No procedimento, os recursos de medida de tensão e captura de transientes do aparelho foram usados.

O caso teve origem uma chamada do serviço policial de uma pequena cidade em que o semáforo estava apresentando um funcionamento errático. Engenheiro encarregado da manutenção foi informado que havia momentos em que o funcionamento era normal, mas havia momentos em que ele apresentava funcionamento errático.

Levando em conta que na maioria dos casos quando ocorre a falha ela faz com que o semáforo simplesmente deixe de funcionar, e neste caso o problema era intermitente, o engenheiro suspeitou que sua causa estaria na interação do semáforo com alguma coisa no sistema de alimentação e não no próprio circuito.

Analisando a situação, o engenheiro verificou que na mesma linha de alimentação do semáforo havia três pequenos estabelecimentos: uma barbearia, um café e uma oficina automotiva, conforme mostra a figura 1.

 


 

A energia para as três instalações vinha do secundário de um transformador de distribuição, conforme mostra a mesma figura.

A solução do problema estaria portanto em se verificar se algum desses estabelecimentos possuía equipamentos ligados à rede de energia capazes de produzir algum tipo de interação com o semáforo com problemas.

Foi na visita à oficina que o problema foi localizado. A suspeita estava numa máquina de retífica usada para fazer a recuperação (retificação) de discos de freios. Essa máquina era alimentada por DC e usava um motor com um controle de velocidade ajustável.

Conectando o Analisador de Qualidade de energia fluke 43B à entrada de energia do estabelecimento, ele programou-o para fazer a captura de transientes. O resultado foi que esse instrumento registrou picos de transientes elevados justamente quando esta máquina entrava em operação, conforme mostra a figura 2.

 


 

Ficou então claro que a causa estava justamente nos picos de tensão que eram gerados pelo SCR usado no controle de velocidade. Como sabemos, os controles de velocidade que usam este tipo de dispositivo produzem picos elevados de corrente, principalmente nas baixas rotações e isso sobre cargas indutivas, o que gera transientes muito intensos. No caso, os picos de transientes gerados eram suficientemente intensos para afetar o funcionamento do semáforo.

A solução foi utilizar um transformador separado para alimentar o semáforo, de modo a se obter uma isolação da linha em que os transientes estavam presentes.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

As Atividades do Momento (OP193)

Tivemos duas semanas cheias com lançamentos de livros, eventos, entrevistas e encontros importantes que certamente reverterão em benefícios para aqueles que nos acompanham, tanto no nosso site como em nosso canal de vídeo. Começamos pela entrevista dada ao Luis Carlos Burgos do site Burgos Eletrônica em que falamos um pouco de nossa vida profissional e de nossas pretensões para o futuro.

Leia mais...

Filósofo
Nada pode ser dito de tão absurdo que algum filósofo não o diga.(Nihil TAM absurde dici potest, quod non dicatur ab aliquo philosophorum.)
Cícero (106 43 a;C.) Da Divinação II - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)