O Site do Hardware Livre - OSHW

Observando a Curva Característica de um Transistor (INS082)

Com a ajuda do arranjo que descrevemos é possível visualizar na tela de um osciloscópio a família de curvas de um transistor. Para esta finalidade precisaremos do seguinte material:

a) Osciloscópio comum (simples traço)

b) Microamperímetro (ou multímetro)

c) T1 - transformador com secundário de 6 V x 50 mA ou mais

d) D1 - 1N4002 - diodo de silício

e) R1 - 10 k? x 1/8 W - resistor

f) R2 - 22 k? x 1/8 W - resistor

g) P1 - 1 M? - potenciômetro (lin ou log)

h) B13 V - 2 pilhas pequenas

Com este procedimento podemos levantar a família de curvas de um transistor e determinar suas características.

 

Procedimento

Na figura abaixo mostramos o modo de se interligar os instrumentos e os componentes ao transistor em teste.

 

Observando a curva característica.
Observando a curva característica.

 

Ajustamos inicialmente o microamperímetro para uma corrente inicial de base no levantamento da curva, por exemplo, 0 uA.

O próximo passo consiste em se ajustar o osciloscópio para se observar uma curva somente, correspondente à corrente ajustada. Esta curva poderá ser copiada para um gráfico em papel milimetrado.

A seguir, ajustamos o microamperímetro para um passo a mais de corrente, por exemplo 10 uA e novamente observamos e copiamos a curva correspondente. Fazemos o mesmo com corrente progressivamente maiores, por exemplo, 20, 30 e 40 uA anotando as curvas. Com isso podemos ter a família de curvas do transistor.

Obs: pode-se aperfeiçoar o circuito com a ligação de um gerador de escada na base do transistor, substituindo o potenciômetro de modo que as correntes sucessivas sejam geradas automaticamente e com isso a família inteira de curvas projetada na tela do osciloscópio.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Ser não ser honesto (OP192)

Não há dúvida de que estamos passando por uma época de transformações políticas e sociais. Já não se admite desonestidade na política, e evidentemente em qualquer outro tipo de atividade em nosso país. A pressão tem sido cada vez maior no sentido de erradicar este mal, mas infelizmente ainda vemos que em alguns setores, esta mentalidade parece não estar mudando com a devida velocidade.

Leia mais...

Povo
O povo paga, é um axioma de todos os tempos, de todos os países, de todos os governos.(Lepeuple paie, est um axiome de tout tempos, de tout pays, de tout governement.)
Paul-Louis Courier (1772 1825) Cartas ao redator do Conseur. - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)