O Site do Hardware Livre - OSHW

Sistema sincronizado para medir miliohms (INS147)

A medida de resistências muito baixas oferece um bom desafio para a maioria dos desenvolvedores de instrumentos eletrônicos.

Uma solução apresentada pela Analog Devices (www.analog.com) em seu Application Note AN-306 consiste em se usar um esquema de detecção sincronizada para medir resistências muito baixas. O circuito para essa finalidade é mostrado na figura 1.

 

 

 

Diagrama do Sistema sincronizado para medir miliohms.
Diagrama do Sistema sincronizado para medir miliohms.

 

Nos circuitos comuns são injetadas correntes intensas nos circuitos sob teste. O que esse circuito faz é demodular sincronizadamente a queda de tensão sob o sistema sob teste e com isso pode trabalhar com correntes extremamente baixas na medida de resistências.

Nele, um gerador de 1 kHz com 10 V de pico de amplitude injeta uma corrente de referência de 1 mA no resistor desconhecido, que está em teste (Rtest).

O amplificador de instrumentação IC1 e o amplificador de precisão IC2a amplificam a tensão sobre Rtest com um ganho de 100 000 vezes. O detector sincronizado IC3 demodula então essa tensão, e o amplificador IC2b, funciona com um filtro passa baixas para a tensão demodulada.

A filtragem em baixas freqüências vai atenuar todas as perturbações que estejam relacionadas com o sinal como ruídos, desvios e offsets, mas deixará passar a tensão proporcional à resistência desconhecida.

Nesse circuito, com os componentes usados temos uma relação entre a tensão de saída e a resistência desconhecida de 15,7 mOhms/V. Uma fonte simétrica para a alimentação do circuito é sugerida na figura 2.

 

Fonte simétrica sugerida.
Fonte simétrica sugerida.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.

Leia mais...

Leis
As leis são sempre úteis aos que possuem e nocivas aos que nada têm. (Les lois sont toujours utiles ceux qui possdent et nuisibles ceux que nont rien.)
Rousseau (1712 1778)- Do Contrato Social - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)