NOSSAS REDES SOCIAIS -

Sistema sincronizado para medir miliohms (INS147)

A medida de resistências muito baixas oferece um bom desafio para a maioria dos desenvolvedores de instrumentos eletrônicos.

Uma solução apresentada pela Analog Devices (www.analog.com) em seu Application Note AN-306 consiste em se usar um esquema de detecção sincronizada para medir resistências muito baixas. O circuito para essa finalidade é mostrado na figura 1.

 

 

 

Diagrama do Sistema sincronizado para medir miliohms.
Diagrama do Sistema sincronizado para medir miliohms.

 

Nos circuitos comuns são injetadas correntes intensas nos circuitos sob teste. O que esse circuito faz é demodular sincronizadamente a queda de tensão sob o sistema sob teste e com isso pode trabalhar com correntes extremamente baixas na medida de resistências.

Nele, um gerador de 1 kHz com 10 V de pico de amplitude injeta uma corrente de referência de 1 mA no resistor desconhecido, que está em teste (Rtest).

O amplificador de instrumentação IC1 e o amplificador de precisão IC2a amplificam a tensão sobre Rtest com um ganho de 100 000 vezes. O detector sincronizado IC3 demodula então essa tensão, e o amplificador IC2b, funciona com um filtro passa baixas para a tensão demodulada.

A filtragem em baixas freqüências vai atenuar todas as perturbações que estejam relacionadas com o sinal como ruídos, desvios e offsets, mas deixará passar a tensão proporcional à resistência desconhecida.

Nesse circuito, com os componentes usados temos uma relação entre a tensão de saída e a resistência desconhecida de 15,7 mOhms/V. Uma fonte simétrica para a alimentação do circuito é sugerida na figura 2.

 

Fonte simétrica sugerida.
Fonte simétrica sugerida.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Autodidata
Ignorante por conta prípria.
Mário Quintana A Vaca e o Hipogrifo - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)