Cursos técnicos e de engenharia têm de estar atualizados com as mais modernas tecnologias de transmissão e para isso seus laboratórios devem ser equipados com instrumentação moderna adequada a esta tarefa. Os instrumentos da Agilent (www.agilent.com) são ideais para isso como os que abordamos neste artigo.

Tratamos principalmente do N9310A, um gerador de sinais de baixo custo e do N9320A um analisador de espectro, também de baixo custo. Com estes dois instrumentos os educadores podem criar experimentos que visam demonstrar e desenvolver circuitos de RF em uma ampla gama de aplicações.Estes instrumentos são ideais para os laboratórios de desenvolvimento de produtos de pequeno e médio porte já que possuem custo acessível.

O par de instrumentos indicados foram justamente otimizados para operar com ferramentas complementares de educação. Adotados por muitas universidades e escolas técnicas de todo o mundo, eles possibilitam o ensino de conceitos de RF como os utilizados numa ampla gama de aplicações modernas. Assim, quando se discute os conceitos de sinais de RF no domínio de freqüências, como sistemas de comunicação sem fio operam, é muito importante ter recursos para demonstração. O par de instrumentos N9310A e N9320A da Agilent são ideais para isso.

Mais do que isso, pode-se confiar na Agilent pelo seu suporte técnico de alto padrão. Na figura 1 mostramos os aspectos destes dois instrumentos.

 

Agilent N9310A e N9320A - Gerador de sinais e analisador de espectro.
Agilent N9310A e N9320A - Gerador de sinais e analisador de espectro.

 

Descrição dos Instrumentos:

 

N9310A - Gerador de Sinais de RF

Este instrumentos cobre uma faixa de freqüências de 9 kHz a 9 GHz e pode ter sua saída em CW (Onda Contínua) , por passo, o CW com varredura por lista (por freqüência ou amplitude ou ainda ambos), sinais com modulação AM, FM, FM e pulso. Pode também fornecer uma saída de baixa freqüência de 20 Hz a 80 kHz e um modulador opcional IQ. No site da Agilent podem ser obtidos mais detalhes.

 

N9320A - Analisador de Espectro de RF

Este instrumento cobre a faixa de freqüências de 9 kHz a 9 GHz e é capaz de apresentar na tela quatro traços e 12 marcadores para uma fácil analise. Ele também proporcional uma medida de potência e um gerador de traçado. Para mais detalhes, também podem ser encontradas informações no site da Agilent.

 

Performance Educacional

  • Para assegurar as metas de ensino, a Agilent colocou nos instrumentos uma certa quantidade de elementos educacionais. Estes elementos são:
  • Interface de usuário intuitiva para facilitar o aprendizado.
  • Interface multi-língua de modo a eliminar as barreiras de idiomas.
  • Suporte para memória USB de modo a facilitar a transferência de dados.
  • Suporte SCPI (Standard Commands for Programmable Instrumentation) de modo a proporcional um padrão de sintaxe da indústria "Como-Inglês).
  • Tela TFT de alta resolução de modo a obter uma imagem brilhante e clara.
  • Amortecedores de borracha e para transporte proporcionam a robustês necessária ao tipo de aplicação indicado.

 

Na figura 2 temos um aspecto do painel traseiro do N9320A.

 

Painel traseiro do N9320A.
Painel traseiro do N9320A.

 

Conclusão

Aprender como funcionam os equipamentos de medida de RF é fundamental em qualquer curso que envolva eletrônica ou telecomunicações. Os equipamentos da Agilent projetados para aplicações em escolas são ideais para esta finalidade como o par que descrevemos neste artigo. Os leitores interessados em equipar os seus laboratórios podem consultar diretamente a Agilent para obter mais informações sobre a sua vasta linha de produtos para este tipo de aplicação.