O Site do Hardware Livre - OSHW

Pesquisador de RF (INS138)

Esse circuito serve para indicar a presença de sinais de Rádio Freqüência (RF) gerado por pequenos e grandes transmissores. Trata-se de equipamento simples e útil na localização de transmissores espiões escondidos e na verificação de funcionamento de transmissores montados ou em reparo.

Esse simples circuito serve para acusar a presença de sinais de altas freqüências ou rádio-freqüências, como os que são gerados pelos transmissores de rádio.

Com ele podemos verificar se um oscilador está funcionando ou se um transmissor está transmitindo e até localizar transmissores secretos como os usados pelos espiões e detetives.

Facílimo de montar, pois usa apenas 3 componentes e cabe numa pequena caixa de plástico que pode ser levado no bolso, esse detector tem muitas utilidades na bancada do montador de dispositivos eletrônicos.

Você poderá carregá-lo no bolso ou numa maleta de executivo, e usá-lo sempre que precisar saber se existem sinais de rádio (altas freqüências) ou de um transmissor em operação nas proximidades.

Na figura 1 temos o diagrama completo deste aparelho.

 

Diagrama do pesquisador de RF.
Diagrama do pesquisador de RF.

 

Os sinais são captados pela bobina L1 e detectados pelo diodo D1. A partir de D1 os sinais contínuos agora, são levados ao instrumento indicador causando a deflexão de sua agulha indicadora.

O instrumento M1 é um instrumento indicador de 50 a 200 uA e o diodo D1 pode ser de qualquer tipo de germânio como o 1N34, 1N60, ou outro.

L1 é formada por 30 a 40 espiras de fio esmaltado de qualquer espessura entre 22 e 32 (um fio comum de ligação serve) enroladas num bastão de ferrite de 10 a 20 cm de comprimento e diâmetro de aproximadamente 1 cm.

Para verificar o funcionamento desse aparelho basta aproximá-lo de qualquer pequeno transmissor ou oscilador em funcionamento. A agulha do instrumento deve movimentar-se tanto mais quanto mais forte for o sinal detectado.

Na figura 2 temos o aspecto da montagem, sem a caixa.

 

Montagem do aparelho sem a caixa.
Montagem do aparelho sem a caixa.

 

Nos transmissores e osciladores fracos será preciso aproximar bem L1 da bobina do oscilador para que os sinais sejam acusados.

Para procurar transmissores escondidos basta fazer uma "varredura" no local suspeito, sempre observando a agulha. Uma pequena movimentação indica uma irradiação suspeita que deve ser investigada.

 

L1 - Bobina - ver texto

M1 - Microamperímetro de 50 a 200 uA

D1 - 1N34 ou equivalente - diodo de germânio

 

Diversos:

Bastão de ferrite, fios esmaltados, caixa para montagem, fios, solda, etc.

 

Veja também:

* Os instrumentos da oficina

* Como funciona o multímetro (INS069)

* Como testar instrumentos de bobina móvel (INS049)

* Medidor de Intensidade de campo (INS017)

??

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.

Leia mais...

Pensar
A coisa mais difícil do mundo é dizer pensando o que todos dizem sem pensar. (Le plus difficile Du monde est dire em y pensant CE qui tout Le mond dit sans y penser.)
Alain (1888 - 1951) - História de Meus Pensamentos - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)