O Site do Hardware Livre - OSHW

Usando campo branco para calibrar TV (INS109)

O campo branco gerado por um gerador de padrões serve para verificar a qualidade de um receptor de TV, se os ajustes foram feitos corretamente e também para a realização de alguns ajustes. Para isso precisamos de:

a) Gerador de padrões PAL-M ou conforme o televisor

 

Procedimento

O gerador de padrões é ligado na entrada do televisor conforme mostra a figura abaixo.

 

Usando o gerador de padrões para  gerar um campo branco.
Usando o gerador de padrões para gerar um campo branco.

 

Acionando-se o gerador, com o televisor ligado a tela deve ficar completamente branca. Com isso podemos verificar os seguintes ajustes:

a) Presença de zumbidos ou roncos - eles se manifestam na forma de barras escuras que se movimentam na tela (zonas dinâmicas de sombras). Isso ocorre se houver deficiência de filtragem pelos circuitos da fonte (uma verificação de capacitores de filtro é recomendada).

b) Corrente de feixe - com este padrão pode determinar se este ajuste precisa ser feito, conforme indicação do fabricante do televisor.

c) Verificação da uniformidade de brilho - a tela deve apresentar brilho por igual em toda sua extensão. Zonas mais claras ou escuras indicam problemas de ajustes ou mesmo de circuitos.

d) Ajuste de foco - com este padrão é possível verificar ou fazer com que as linhas horizontais se tornem bem nítidas.

 

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.

Leia mais...

Trabalho
O trabalho persistente vence tudo. (Labor omnia vincit improbus.)
Virgílio (70-19 a.C.) - Geórgicas I - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)